Últimas notícias

“Lotusflow3r”: um álbum de guitarras para o século XXI

Texto: NUNO GALOPIM

Editado em 2009 como parte de um “pack” triplo, o álbum “Lotusflow3r” revela a mais sólida incursão de Prince por terrenos pop-rock depois da etapa em que partilhou os discos e os palcos com a banda a que chamava Revolution.

O ritmo de edições discográficas de Prince nunca acompanhou a sua criação, tanto que não se sabe exatamente qual será o volume de material inédito que o músico terá deixado no célebre arquivo ao qual chamou “the vault”… A possibilidade de alargar os alinhamentos dos seus discos para lá do espaço mais habitual do LP e, mais tarde, do CD, levaram-no a lançar em algumas ocasiões álbuns duplos, triplos e até mesmo, com The Crystal Ball, um disco quádruplo… Depois de um momento menos intenso vivido nos tempos mais próximos da viragem do milénio, o retomar de um relacionamento mais próximo com o seu público – mesmo não repetindo nunca mais os patamares vividos nos oitentas e no início dos noventas – fê-lo certamente sentir a confiança necessária não só para se desafiar artisticamente (e as incursões pelo jazz foram uma das possíveis expressões desse estado de alma) como para procurar também criar discos entre os quais lançasse canções que mantivessem intactos e fortes os elos que o ligavam ao grande público. Por outras palavras, ao desejo em experimentar aliou novamente uma vontade em trabalhar a criação de canções capazes de encontrar um lugar importante nas vidas de quem as escutava. E não foi por acaso que, depois de 2004, voltou a assinar episódios de sucesso com Musicology (2004), 3121 (2006) e Planet Earth (2007). É neste clima que, em 2009, após o hiato de mais de um ano sem apresentar um álbum de inéditos em estúdio, Prince regressa aos discos em 2009 com um novo disco triplo.

Na verdade a edição que surgiu fisicamente como um triplo CD sob o título Lotusflow3r/MPL Sound não corresponde exatamente a um triplo álbum, mas a um trio de álbuns. Ou seja, junta três discos sob um pacote comum. Um deles, Elixer, nem era um disco seu, mas, antes, o disco de apresentação de uma nova protegida sua, Bria Valente. Os dois restantes discos deste pack triplo mostravam perfis diferentes. E se MPL Sound representava um reencontro com a matriz funk de outras aventuras suas de outrora, em Lotuwflow3r Prince registava um novo disco no qual as guitarras e as formas da canção pop/rock eram as protagonistas.

As heranças de Jimi Hendrix, que habitam alguns outros momentos da obra de Prince, têm aqui uma projeção mais notória do que nunca num alinhamento que, apesar de irregular, inclui alguns dos melhores momentos que a obra de Prince conheceu na primeira década do século XXI. O alinhamento mostra contudo versatilidade nas formas musicais visitadas, piscando por vezes o olho a terrenos lounge com um certo travo jazzy, como se escuta em From The Lotus…, o instrumental que abre o disco, ou em Love Like Jazz. Em 77 Beverly Park ouve-se o que parece ser uma guitarra portuguesa, sendo porém a abordagem melódica algo que tem tanto de fado como de tempero mediterrânico (em domínio italiano). Crimson and Cover é, por sua vez, um dos melhores temas pop/rock de Prince na sua obra pós-Revolution.

Alguns dos temas foram surgindo em emissões de rádio ou online em 2008. E foi só após ter encontrado um modelo de distribuição que, já em 2009, Prince apresentou o CD triplo em formato físico. Contrariamente ao que vinha a acontecer com muitos dos seus discos desde finais dos anos 90, desta vez a edição não coube a uma grande editora multinacional nem teve sequer expressão global.

Foi através da pequena etiqueta norte-americana que Lotuwflow3r/MPL Sound chegaram às lojas (apenas nos EUA), num lançamento com um preço ultra-convidativo, que muito possivelmente terá contribuído para que alcançasse o número dois na tabela de vendas norte-americana.

Anúncios

1 Comment on “Lotusflow3r”: um álbum de guitarras para o século XXI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: