Últimas notícias

E do diálogo faz-se um disco

Texto: NUNO GALOPIM

Disco criado entre o português Benjamim e o inglês Barnaby Keen, “1986” não só revela um belo conjunto de canções para ouvir nestes dias de calor, como traduz um clima de diálogo, abertura e luminosidade que está a caracterizar o bom momento que a música está a viver por estes lados.

A música pode ser expressão de uma voz criativa. Mas pode ser também espaço de colaboração, partilha, de diálogo. E 1986 é um claro exemplo de como duas personalidades se podem juntar no espaço comum de um disco, juntando ideias, trocando vozes, procurando pelo exercício da soma a descoberta de um caminho uno.

Eles são o português Benjamim e o inglês Barnaby Keen (este segundo uma figura ligada a vários projetos da cena alternativa pop/rock made in Londres). As regras de trabalho que tinham eram bem simples: cada um escrevia quatro canções, que o alinhamento teria de intercalar. E depois cada qual colaborava nas criações do outro. Seja como segunda voz, partilhando instrumentos… E surge assim um pingue pongue que, de figuras diferentes faz nascer um álbum que encontra a sua personalidade na assimilação das diferenças e nuances que cada qual junta ao que faz.

As duas línguas (o português e o inglês) acabam por fazer parte de um diálogo partilhado pelos dois músicos, tal e qual acontece com as composições e os pontos de vista que a abordagem instrumental depois concede. Piano, saxofone, bateria, guitarras, um baixo e a presença de uma flauta desenham cores que, tal como nos exercícios de partilha do canto e dos instrumentos, acabam também assim a partilhar referências que se diluem num corpo só. Experiência bilingue, mas capaz de comunicar em ambos os idiomas, o álbum é feito de canções soalheiras e frescas e junta, com os seus oito temas, uma peça muito interessante (e deliciosa de escutar) num momento em que a música que se faz entre nós parece refletir o gosto em falar para nós e para aqueles que para nós olham com outra atenção. Não podia ser mais à la 2017 o que escutamos neste 1986!

“1986” de Benjamim e Barnaby Keen é uma edição da Pataca Discos para já disponível em plataformas digitais e que, em breve, terá um lançamento em suporte de vinil. ★★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: