Últimas notícias

Um enxame de boas surpresas

Texto: NUNO GALOPIM

Uma das mais deliciosas descobertas vindas de terreno indie norte-americano nos últimos tempos chega através de “Surreal Number”, o álbum que parece querer fixar uma identidade mais estável para os Swarming Branch, uma banda de Columbus, no Ohio.

Não têm sido, ao longo da sua história, uma banda no mais clássico sentido do termo já que, na verdade, apenas Andrew Graham tem sido o seu elemento fixo, chamando a cada novo disco aqueles com quem faz sentido trabalhar. E por várias razões, têm sido nome pouco escutado fora dos espaços mais atentos aos acontecimentos indie. Em Surreal Number o coletivo com sede em Columbus, no Ohio, que se apresenta apenas como Swarming Branch revela-nos um álbum que, se os ventos soprarem atenções na sua direção, lhes poderá dar outra visibilidade.

Pela sua música – mais arrumada e direcionada do que em discos anteriores, se bem que em Classic Glass, de 2013, já houvesse boas pistas ali sugeridas – há ainda as evidentes marcas dylanescas que lhe conferem parte de uma inscrição genética que depois tanto tem de pop pastoral, folk de trilhos bizarros,  bom humor e um gosto por ferramentas lo-fi, chegando mesmo no delicioso Initiation a ensaiar aquilo que poderia ser uma visão pop eletrónica pechisbeque (mas do bom) de uma canção dos T-Rex… E atenção que, para mim, isto é um elogio!

Há entre as canções um sentido de abertura a uma certa sumptuosidade nos arranjos que, mesmo em clima de poucos recursos, acaba a sugerir abordagens pop num plano gourmet na linha do que Dan Bejar gosta de fazer através do projeto Destroyer, mas aqui em território mais luminoso. Surreal Number é daqueles raros discos capazes de nos levar a parar o que estivermos a fazer para saborear o gosto da descoberta de algo que concilia o familiar das referências com o caráter único da personalidade como as junta e faz coisa sua. E vindo mapa dos terrenos indie, que andam coisa de dieta desde há já algum tempo a esta parte, esta é das melhores surpresas que nos chegaram nos últimos meses. Coisa para ouvir, sorrir e saborear.

“Surreal Number”, dos Swarming Branch, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais numa edição pela Ada. ★★★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: