Últimas notícias

“E.T. – O Extra Terrestre” faz 35 anos!

Texto: NUNO GALOPIM

Foi a 11 de junho de 1982 que o filme de Steven Spielberg chegou às salas de cinema norte-americanas, apresentando uma história de um encontro com um alienígena que contaria as mais habituais narrativas de medo que estas visitas habitualmente costumam levar ao grande ecrã.

Desde que, em finais do século XIX, H.G. Wells fez da possível chegada à Terra de alienígenas uma fonte de novos medos (como os que temiam os invasores de outros tempos), a ficção científica visitou, vezes sem conta, cenários de invasores e invasões. Em E.T. – O Extra-Terrestre, Steven Spielberg partiu de memórias da sua própria infância e, dos dias em que, após a separação dos pais, encontrou alguma companhia e segurança junto de um amigo imaginário, criou esta história que leva um botânico chegado de um mundo distante a fazer um jovem amigo na Terra.

Tal como em Encontros Imediatos de Terceiro Grau (1977), também de Spielberg, em E.T. estamos novamente estamos perante um… encontro. Os aliens que nos visitam deixam entre nós, esquecido, um dos seus. E cabe ao pequeno Eliott (em mais um exemplo de família com pai ausente, tal como o Barry do filme de 1977) a “missão” de o tentar salvar das equipas que o tentam levar para um laboratório…

O tom é de diálogo, descoberta e companheirismo. O extra-terrestre está perdido, com vontade de regressar a casa, procurando, com os meios (e tecnologia) disponíveis, o possível para garantir o reencontro com os seus…

É mais um caso de narrativa apurada, com principio, meio e fim (e por essa ordem), com outro dos mais notáveis momentos de colaboração entre Steven Spielberg e John Williams, que aqui criou uma das suas mais marcantes bandas sonoras.

E.T. – O Extra Terrestre chegou aos ecrãs portugueses a 17 de dezembro de 1982. Mas a 11 de junho, faz hoje 35 anos, estreava nas salas de cinema norte-americanas. O filme, que junta ingredientes de ficção científica e aventura revelou-se um sucesso de dimensão planetária, criando um novo recorde de bilheteira que seria batido anos depois por Parque Jurássico (também de Spielberg).

Fica aqui a memória do trailer original, que nos apresentou o filme em 1982:

Anúncios

1 Comment on “E.T. – O Extra Terrestre” faz 35 anos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: