Últimas notícias

Uma ilusória e traiçoeira glória

Texto: NUNO CARVALHO

“Glória” é um conto moral sob a forma de parábola (em tom de quase farsa) que fala de temas como o pesadelo da burocracia, a corrupção generalizada ou a forma como as pessoas mais frágeis, bondosas e honestas são ridicularizadas por um sistema cínico que tende a vê-las como idiotas.

O terceiro filme da dupla búlgara Kristina Grozeva e Petar Valchanov conta a história de um funcionário da manutenção dos caminhos de ferro que, ao encontrar uma avultada quantia de dinheiro espalhada pela linha férrea que decide prontamente e sem hesitações entregar à polícia, se vê usado pela responsável do departamento de relações-públicas do Ministério dos Transportes como um exemplo de um cidadão honesto e incorruptível com o intuito de desviar as atenções de uma situação política marcada pela corrupção.

Contudo, aquilo que parecia um momento de glória para o protagonista transforma-se num calvário quando, durante uma homenagem na presença do ministro em que lhe é oferecido um relógio novo, a RP lhe perde o seu relógio antigo, uma relíquia familiar com um inestimável valor afetivo. Glória é um conto moral que toma a forma de parábola (em tom de quase farsa) para falar de temas complexos como o pesadelo da burocracia, a corrupção generalizada ou a forma como as pessoas mais frágeis, bondosas e honestas são ridicularizadas por um sistema cínico, hipócrita e corrompido que tende a vê-las como idiotas.

“Glória”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, com Stefan Denolyubov, Margita Gosheva e Ana Bratoeva, está em exibição numa distribuição pela Leopardo Filmes

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: