Entre os mundos de fantasia de Eyevind Earle
Texto: NUNO GALOPIM
Está patente no Walt Disney Family Museum (em San Francisco, na Califórnia) uma exposição dedicada ao trabalho de Eyevind Earle (1916-2000), designer que trabalhou nos estúdios de animação da Disney nos anos 50 e que tem como sua obra-prima de referência nesta área o trabalho de criação dos cenários e da definição do uso da cor na longa-metragem de 1959 A Bela Adormecida.
Natural de Nova Iorque, teve a sua primeira exposição em Paris aos 14 anos. Aos 19 expunha obras suas em Nova Iorque. E no início dos anos 40 o Metropolitan Museum of Art adquiriu um primeiro trabalho seu. Tinha por isso já um currículo impressionante quando, em 1951, iniciou uma ligação aos estúdios Disney, para a qual colaborou em diversas curtas metragens e nas longas Peter Pan e A Dama e o Vagabundo além, claro, está, de A Bela Adormecida.
Representado hoje em diversos museus, Eyevind Earle tem nesta 18ª exposição temática do Walt Disney Family Museum um olhar panorâmico sobre a sua obra na qual estão também trabalhos seus para outras áreas além da animação, nomeadamente a ilustração e design gráfico para publicidade.
Envolvendo cerca de 250 obras a exposição Awakening Beauty – The Art of Eyevind Earle inclui os seus esboços concetuais usados no desenvolvimento de A Dama e o Vagabundo e, em grandes dimensões, as paisagens que criou para A Bela Adormecida. Edições limitadas que criou expressamente para serigrafias e alguns dos desenhos que fez em pedaços de cartão na sua juventude estão também ali expostos até janeiro de 2018.
Para quem não puder ir até San Francisco o museu vai editar a 8 de agosto um catálogo ilustrado de 176 páginas em capa dura.
Deixe uma Resposta