Um breve olhar (bem) ilustrado sobre a aventura humana no espaço
Texto: NUNO GALOPIM
Passam, a 4 de outubro, 60 anos sobre o momento em que o homem lançou o primeiro satélite artificial Sputnik, passo significativo na história da conquista do espaço que, em 1961, assistiria ao primeiro voo tripulado, com Yuri Gagarin, a bordo de uma cápsula Vostok.
Uma edição especial da revista Sky At Night, com o título Man In Space, recorda os principais episódios da aventura humana no espaço, começando por recuar não apenas a esses lançamentos inaugurais mas também às visões de pioneiros como Von Braun e Korolev, figuras-chave na aurora da astronáutica.
Muito ilustrada, esta edição está cronologicamente arrumada, observando como os programas espaciais americano e soviético foram dando passos, cada qual do seu lado. Gagarin, que foi transformado num ícone da propaganda soviética, tem aqui uma bela galeria de imagens, à qual se seguem olhares sobre o programa Mercury da Nasa, os passos seguintes (russos e americanos) até revelar novo episódio de destaque maior no projeto Apollo e a consequente chegada à Lua.
As páginas seguintes devolvem-nos à órbita terrestre, com uma etapa de investimento em estações especiais (como o Skylab ou a Salyut), ao que se segue um destaque sobre o programa Space Shuttle e, depois, as estações espaciais de nova geração como a MIR e a Estação Espacial Internacional.
A revista, de 116 páginas na versão em papel, termina com uma reflexão sobre as possibilidades que o futuro nos reserva, com natural concentração de atenções numa eventual colonização de Marte.
Há uma edição digital para consulta em tablets. Vejam aqui o (bom) aspeto da coisa…
Deixe uma Resposta