Últimas notícias

A paixão de partilhar as histórias da História

Texto: NUNO GALOPIM

O sexto volume da História de Portugal de António Borges Coelho convida-nos a redescobrir o período entre a Restauração de 1640 e o momento em que é pela primeira vez encontrado ouro no Brasil, na reta final do século XVII.

O período que corresponde ao meio século que separa a Restauração (em 1640) da descoberta de ouro no Brasil é abordado no sexto volume da mui recomendável História de Portugal de António Borges Coelho que a Caminho tem vindo a publicar a bom ritmo.

O golpe de Estado de dezembro de 1640 (descrito no final do volume V) é o ponto de partida para a sucessão de acontecimentos aqui relatados, que incluem as batalhas que se sucederam nos anos seguintes, assim como todas as frentes de reestruturação que o reino e os domínios do império então conheceram. E dada a vastidão do que era então o espaço português (político, cultural e económico) este intervalo de tempo revela uma série de acontecimentos que moldaram a realidade que definiu fronteiras e o comércio depois dos 60 anos de domínio filipino. As figuras de D. João IV, D. Afonso VI e D. Pedro II são alguns dos protagonistas num relato que vai além da soma dos factos para procurar colocar-nos, como observadores atentos, naqueles tempos e naqueles lugares. Pelo seu ponto de vista… Entusiasmado, vibrante, comunicativo…

Tal como o autor explica na introdução do livro, não há uma história assética. “Nenhuma bata esterilizada nos torna imunes” e “também não se pode apagar a paixão”, avisa, concluindo que “a desinfeção total teria de dispensar as próprias palavras”, porque no fundo “estão contaminadas de paixão”. No fundo, lança o seu modo de nos contar a história. E, ao cabo de seis volumes, o que posso dizer é que sabe bem lê-la assim contada…

“Da Restauração ao Ouro do Brasil”, de António Borges Coelho, é um volume de 315 páginas publicado pela Caminho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: