Shepard Fairey inaugura amanhã exposição em Lisboa
O projeto Printed Matters, iniciado em 2010, traduz-se numa sucessão de exposições centradas em materiais impressos de Shephard Fairey, incluindo os mais variados suportes, desde papel a madeiras ou metal, desde colagens a posters. A cada nova exposição são acrescentadas novas obras, e será precisamente isso o que sucederá a partir de amanhã na galeria lisboeta Underdogs (na ????). Com o título Printed Matters – Lisbon, esta nova exposição de Shepard Fairey estará ali patente até dia 29, reabrindo depois durante o mês de setembro.
Apesar de ter uma obra que vem de finais dos anos 80, Frank Shepard Fairey (n. 1970), é um designer gráfico e conquistou maior visibilidade global na sequência de um envolvimento pessoal com a primeira campanha presidencial de Barack Obama.
Estava contudo já longe de ser um desconhecido. Com origens na cultura skate, começou por se fazer notar com a campanha de autocolantes “Andre The Giant Has a Posse”, que criou em 1989 enquanto estudava na Rhode Island School Of Design. O seu primeiro êxito nasceu da campanha “obey”, criada para o filme Eles Vivem, de John Carpenter, da qual nasceu uma linha de pronto-a-vestir.
Em inícios de 2008, perante o cenário político norte-americano que desenhava já o mapa eleitoral, optou por Barack Obama, e resolveu apoiá-lo, desenhando um poster. Contactou a campanha do candidato e uma primeira impressão do poster (que faria história), com 15 mil cópias, desapareceu num ápice. Ao longo do ano, à medida que a campanha evoluía, Frank criou variações desta imagem e outras mais. O “seu” Obama foi escolhido para a capa de Figura do Ano da Time. E a Smithsonian quer ter um na sua colecção.
Deixe uma Resposta