Últimas notícias

Canções sobre a chegada à vida adulta

Texto: NUNO GALOPIM

Três anos depois de um promissor álbum de estreia o inglês Dan Croll apresenta em “Emerging Adulthood” uma coleção de canções que refletem ecos de uma geração num momento em que os dias de juventude começam a caminhar para o lugar das memórias.

Aos 27 anos o inglês Dan Croll está ainda longe de ser um nome que faça parte da banda sonora do nosso dia a dia… Com formação musical feita em Liverpool (para onde foi viver quando fez 18 anos) é por um lado um herdeiro natural de uma certa pop classicista que tem nos Beatles (e em particular Paul McCartney) toda uma genética estruturante. Mas o mundo presente, na sua diversidade de fontes, referências e possibilidades que estão acessíveis a quem está disposto a escutar, fazem da música de Dan Croll um espaço de encontros, que a sua escrita sabe conciliar.

Depois de um promissor álbum de estreia em 2014, eis que nos mostra agora neste segundo, com o inspirador título de Emerging Adulthood, uma pop que quer, tal como as suas reflexões nas letras, procurar um espaço no mundo de hoje. Elaboradas em arranjos que conciliam a presença de guitarras, eletrónicas e demais instrumentos que amplificam a noção de espaço nos cenários, juntando sabores do presente e heranças que por vezes piscam o olho aos oitentas, as canções lançam pensamentos existenciais de uma geração que deixou a juventude para encarar a idade adulta.

Tal como sucedia no álbum de estreia Sweet Disray, não vamos encontrar em Emerging Adulthood uma visão mais visionária para a canção indie pop como, por exemplo encontramos nuns Grizzly Bear ou uns Animal Collective. Mas, num espaço que não é de todo distante de um Baio ou Dave Depper (mesmo sob especificidades sonoras distintas), Dan Croll dá-nos uma coleção de sólidas canções pop para gostos que não procurem os temperos da saison.

“Emerging Adulthood”, de Dan Croll, está disponível em LP, CD e nas plataformas numa edição da Caroline International ★★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: