Últimas notícias

Adaptação de “Arranha-Céus” de J.G. Ballard chega aos cinemas portugueses em setembro

O filme Arranha Céus (no original High Rise) que resulta de uma adaptação do romance homónimo de J.G. Ballard ao cinema, vai finalmente ter estreia entre nós a 14 de setembro. Realizado por Ben Wheatley, o filme tem música de Clint Mansell e conta no elenco com Tom Hiddleston, Jeremy Irons, Sienna Miller, Luke Evans e Elisabeth Moss.

Sobre o livro, que a Elsinore publicou recentemente entre nós, vale a pena lembrar que, de certa forma, nos conta a história de uma catástrofe. Mas que nada deve aos elementos na hora de encontrar as causas de tudo. Aqui somos nós, e apenas nós (o homem, entenda-se), os motores dos desequilíbrios e progressiva espiral de loucura e caos, limitando-se Ballard a explorar a agressividade, egoísmo e sede de vingança que mora em potência em cada um e que, pelos códigos da vida em sociedade, são habitualmente guardados e escondidos dos demais vizinhos.

Ao criar como universo para a ação um gigantesco arranha-céus de 40 andares, onde literalmente há uma manifestação física do que é uma classe alta, uma média e uma baixa (porque assim se arrumam nos apartamentos espalhados pelos vários andares), Ballard faz deste edifício e dos seus moradores o aqui, o quem e o agora, como se um antes e depois não existissem e nada mais ao seu redor tivesse relevância. Um pequeno problema, a sua interpretação segundo os preconceitos de “classe” e a natural divisão que se vai estabelecendo entre o “nós” e o “eles”, geram uma sucessão de ações, progressivamente mais agressivas, que transformam a pax normativa do edifício num palco de violência e morte. Os pontos de vista sobre a realidade turvam-se e perdem-se na turba. O caos instala-se. A ordem social cede a uma selvajaria desnorteada que perde mesmo a noção de objetivo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: