Frederick Wiseman leva a Biblioteca Pública de Nova Iorque a Veneza
Apesar dos seus 87 anos, o documentarista americano Frederick Wiseman continua a filmar. Desta vez, o objeto de interesse da sua 43ª longa-metragem é a Biblioteca Pública de Nova Iorque, cuja dinâmica interna o realizador capta em Ex Libris – The New York Public Library. Wiseman sempre demonstrou um especial apreço por captar a organicidade de instituições e organizações.
A sinopse oficial do filme descreve-o deste modo: “O lendário cineasta dá-nos a sua visão incisiva dos bastidores de uma das maiores instituições de saber do mundo, capturando o amplo escopo programático do sistema de bibliotecas de Nova Iorque. A NYPL é abençoada com pessoal uniformemente apaixonado e bibliófilos e beneficiários profundamente dedicados e devotos nos seus 92 ramos. O filme revela um venerável lugar de acolhimento, intercâmbio cultural e criatividade intelectual.”
Ex Libris – The New York Public Library terá estreia mundial na 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que a partir de hoje e até dia 9 de setembro decorre no Lido.
Republicou isto em glutaodigital.
GostarGostar