Últimas notícias

Memórias de uma ilha

Texto: NUNO GALOPIM

Com uma relação próxima com britânico Peter Maxwell Davies, o grupo de música de câmara apresenta em “The Last Island” um conjunto de pequenas peças pelas quais passam vivências nas ilhas Ockney, onde o compositor passava os seus dias.

Compositor britânico com obra marcante na segunda metade do século XX, Peter Maxwell Davis (1934-2016) dedicou algum espaço de trabalho nos últimos anos de vida a um mais recorrente interesse pela música de câmara. E chegou mesmo a compor diversas peças enquanto trabalhava naquela que seria a sua última sinfonia, que foi estreada em 2013.

Datam dessa época, e dos anos imediatamente anteriores, o grosso do alinhamento que se apresenta neste conjunto de gravações pelo Hebrides Ensemble, grupo que manteve uma relação próxima com o compositor e que assim dá voz a uma série de peças e miniaturas que refletem sobretudo os universos da sua vida pessoal e o espaço em seu redor. As ilhas Ockney (no norte da Escócia), onde o compositor vivoa, são assim, mais do que o mote, as figuras e espaços que esta música habita.

“The Last Island”, música de Peter Maxwell Davies interpretada pelo Hebrides Ensemble, está disponível em CD e nas plataformas digitais numa edição da Delphian

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: