Últimas notícias

Olhares africanos sobre tempos confusos

Texto: NUNO GALOPIM

No álbum que se sucede a “Folila”, de 2012, a dupla Amadou & Mariam apresenta um momento de profundos (e bem produzidos) diálogos entre a sua identidade cultural e ecos da cultura pop ocidental que, na verdade, há muito habitam a música desta dupla.

O casal Amadou & Mariam há muito que transcendeu as fronteiras do Mali e até mesmo dos espaços mais atentos aos acontecimentos da música que se faz em África nos nossos dias. Colaborações com figuras como Manu Chao (em Dimanche à Bamako, em 2004) ou Damon Albarn (em Welcome To Mali, de 2008) cativaram atenções em terrenos mais vastos da cultura pop na aurora do século da comunicação online global. E agora, vinte anos depois de terem editado o álbum Se te djon ye (que encetou a sua discografia neste formato) eis que apresentam em La Confusion aquele que é um disco que, ao juntar uma visão musical a uma consciência política que traduz o seu aqui e agora, poderá tornar-se numa peça central da sua obra.

Conhecidos muitas vezes como o “casal cego do Mali” (já que tanto Amadou como Mariam perderam cedo a visão, ele aos 16 anos, ela aos cinco), são há muito uma força que sabe aliar a assimilação da identidade musical do meio onde cresceram e um interesse em estabelecer pontes com os polos de contemporaneidade pop(ular) do nosso tempo.

La Confusion é em tudo um exemplo superlativo deste gosto por encontros que assim juntam África musical do século XXI a ecos de formas que chegam da cultura ocidental. O aprumo da produção, a luminosa escolha de instrumentos (entre os quais eletrónicas com travo pop marcam forte presença) são aqui valores que falam tão alto quanto as formas musicais mais evidentemente de raiz africana ou o trabalho vocal que vinca essa mesma raiz identitária. O estado das coisas num tempo de dúvidas (e confusões) e que não esquece as temáticas da emigração molda depois as canções a um sentido de retrato e reflexão que procura traduzir verdades do presente a que Amadou & Mariam não são alheios. O tom aparentemente festivo e luminoso não tolda os dramas de que se fala. E num tempo de “confusão” este mostra-se como um muito interessante (e cativante) ponto de vista sobre factos, lugares e gentes do nosso tempo. Além de que, musicalmente, é suculento acepipe de alma pop. Pop africana, claro.

“La Confusion”, da dupla Amadou & Mariam, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais, numa edição da Because.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: