Edição especial da “dBD” dedicada ao rock na história da banda desenhada
Texto: NUNO GALOPIM
A revista francesa dBD, que juntamente com a Casemate e a L’Immanquable, cumpre mensalmente um importante papel na divulgação da banda desenhada – com particular concentração de atenções no universo franco-belga e os espaços que lhe são de maior afinidade – acaba de lançar mais uma edição temática. E, depois de nos últimos anos nos ter dado números especiais dedicados a personagens como Ric Hochet ou a dupla Blake & Mortimer, a autores como Hermann ou Moebius e a olhares temáticos como as representações da Roma antiga na BD ou a relação entre a imprensa e a banda desenhada, eis que surge uma edição integralmente dedicada à música. Ou, mais em concreto, ao rock.
Rock et Bande Dessinée é um número especial de cem páginas que procura, através de uma pequena multidão de artigos, definir um retrato da história do relacionamento da nona arte com a cultura pop/rock. Há aqui focos sobre criações de BD na cidade de São Francisco (Califórnia) nos anos 60, abordagens centradas em ícones como os Beatles, os Kiss. os Ramones ou David Bowie ou em géneros com maior representação como o metal ou o punk. Fala-se de fanzines, de tiras e há várias entrevistas com autores ou conhecedores destas pontes entre o rock e a BD.
Não falta uma “discoteca” feita de discos com capas que traduzem a presença de autores e de estéticas da BD – e que envolve artistas como Charles M. Schulz ou Moebius e músicos que vão de Jimi Hendriz aos Korn – nem uma biblioteca essencial de livros que exploram estas mesmas ligações.
Deixe uma Resposta