Últimas notícias

Johnny Hallyday (1943-2017)

Ícone gigante da música francesa, figura que atravessou décadas da história da música e que invariavelmente era associado a referências maiores do universo da aurora da cultura rock’n’roll (sobretudo Elvis Presley), Johnny Hallyday morreu aos 74 anos, vítima de um cancro na garganta contra o qual batalhava há anos.

Jean-Philippe Smet, o seu verdadeiro nome, era natural de Paris, onde nasceu em 1943 e foi marcado pelo aparecimento da figura de Elvis Presley, iniciando uma carreira que se estreou em disco em 1960 (com o single Laisse Les Filles). A imagem e os gestos aliaram-se à música para o fazer destacar entre os demais da sua geração. Ao longo das décadas seguintes criou uma vasta obra em disco (pela qual passaram nomes como Jimmy Page ou Mick Jones), criando uma obra de sucesso maior em territórios francófonos, com vendas na ordem dos 110 milhões de discos.

Teve também uma presença no cinema, muitas vezes assumindo a pele de si mesmo ou de figuras talhadas à sua imagem. Chegou a filmar com nomes como os de Claude Lelouch ou Jean-Luc Godard. O mais recente, Chacun sa vie et son intime conviction, nova colaboração com Lelouch, estreou em março deste ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: