Últimas notícias

John Adams… em Berlim

Texto: NUNO GALOPIM

A Filarmónica de Berlim acaba de lançar uma caixa com CD e Blu-ray que documenta o ano de trabalho da orquestra quando acolheu o norte-americano John Adams como compositor residente.

Entre 2016 e 2017 John Adams tomou o lugar de compositor residente da Orquestra Filarmónica de Berlim. Foi uma estreia… Ao longo de anos a orquestra já tinha conhecido diversas figuras residentes, mas nunca um compositor. E agora, como memória desse relacionamento (feliz), acaba de surgir uma caixa que inclui gravações áudio, registos em vídeo de concertos e entrevistas extra que documentam um ano de colaborações entre uma das maiores orquestras de todos os tempos e um dos maiores compositores dos nossos dias.

Editada pela própria etiqueta da orquestra – a Berliner Philharmoniker Recordings – a caixa junta gravações de obras de John Adams que integraram a programação que a Philharmonie (a sede berlinense da orquestra) acolheu ao longo deste percurso conjunto. E ao próprio Adams coube a direção de orquestra no clássico Harmonielehere (que é talvez a sua obra-prima para orquestra) e no mais recente concerto para violino Sheherazade 2, contando com Leila Josefowicz (para quem a obra foi composta) como solista.

A estas gravações juntam-se ainda gravações de Short Ride in a Fast Machine e Lollapalooza, dirigidas por Alan Gilbert, The Wound Dresser por Kirill Petrenko (o maestro que em 2019 será o novo diretor da orquestra) e City Noir, que Adams compôs para o concerto inaugural de Gustavo Dudamel como diretor da Filarmónica de Los Angeles, e que o próprio maestro venezuelano aqui comanda. Simon Rattle, que ainda comanda os destinos da Filarmónica de Berlim, chama a si o colossal The Gospel Acording To The Other Mary, numa versão que chamou a presença dos mesmos cantores que asseguraram a estreia e anterior gravação desta obra em disso.

Como extra a caixa junta ainda gravações em vídeo HD de todas estas atuações (em dois discos Blu-ray) e acrescenta ainda entrevistas e o documentário “John Adams Short Rides”.

“Berliner Philharmoniker” é uma caixa de 4 CD e 2 Blu-ray que está disponível em edição pela Berliner Philharmoniker Recordings.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: