Últimas notícias

A história de “Amar Pelos Dois” para ver na plataforma RTP Play

“Sem Fazer Planos Do Que Virá Depois” é uma minissérie documental de dois episódios (de 52 minutos cada um) da autoria de Nuno Galopim e Miguel Pimenta, que nos conta a história da canção que deu a primeira vitória a Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Depois de exibidos nas noites de dia 26 e 27 na RTP1 os dois episódios estão já disponíveis na plataforma RTP Play.

Podem ver aqui:

1º episódio
2º episódio

Em maio de 2017, Amar Pelos Dois, na voz de Salvador Sobral, deu a Portugal a sua primeira vitória no Festival da Eurovisão. Era o oposto da canção “festivaleira” mas, na voz de um intérprete carismático e diferente entre os diferentes, a composição de Luísa Sobral fez história e deu ao processo de remodelação do Festival da Canção a cereja sobre o bolo.

Esta minissérie documental conta-nos a história dessa canção em dois episódios que incluem imagens de bastidores nunca antes vistas, momentos musicais inéditos pelos irmãos Sobral e depoimentos de Salvador e Luísa, assim como de Simone de Oliveira, Lena d’Água, Celina da Piedade, Noiserv, Tozé Brito, Júlio Isidro, José Carlos Malato, Filomena Cautela e dos elementos da equipa da RTP que trabalhou nas edições de 2017 do Festival da Canção e do Festival da Eurovisão, em Kiev.

O primeiro episódio inclui uma viagem no tempo aos dias em que o Festival da Canção era marcante e cativava a presença dos principais nomes da música portuguesa. E revela como foi repensado em 2017 o formato do programa, como os músicos aceitaram o desafio de participar e, aos poucos, ali nasceu um fenómeno em torno de Amar Pelos Dois, canção cuja história a própria Luísa Sobral apresenta de guitarra nas mãos.

O segundo episódio leva-nos a Kiev onde, depois de um plano diferente de ensaios que o estado de saúde de Salvador Sobral obrigou, a canção também cativou tudo e todos. O clima de tensão e surpresa vivido na “passadeira vermelha”, olhares pelos camarins e ensaios, as escapadelas pela cidade, assim como os instantes de maior emoção recordam momentos que ficaram entre os mais marcantes do ano e que têm já um lugar na história da música portuguesa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: