Últimas notícias

Um reencontro, com sabor anos 90

Texto: NUNO GALOPIM

Pop e música de dança, em diálogos que evocam a alvorada dos noventas, num álbum que reúne os Blue Hawaii quatro anos após quatro anos de silêncio e com um conjunto de canções que exploram as histórias e os efeitos do final de um relacionamento essencialmente mantido online.

Juntar trabalho e um relacionamento pode ser fonte de entendimento ou precisamente o contrário. Que o digam Raphaelle Standell and Alex Kerby, dois canadianos que experimentaram já variações possíveis sobre esta ideia. Já foram um par. Já tinham editado discos como Blue Hawaii. E ela já deixara claro que era a bordo dos Braids que vislumbrava uma ideia de carreira a de mais longa duração… Mas depois de separados e de ter passado um tempo eis que se reencontraram e, de uma primeira sessão de trabalho nasceu um novo entendimento que os motivou ao ponto de fazerem um segundo (e inesperado) álbum conjunto, parecendo que pela frente podem ter ainda mais experiências, sobretudo no formato de single e explorando relações com os universos da música de dança.

Essas duas pistas (os singles e as danças) estão na verdade já claramente desenhadas no alinhamento de Tenderness, álbum editado ainda em 2017 mas do qual vale a pena dar conta antes que cheguem as primeiras colheitas de 2018. Piscando o olho a trilhos e sabores que foram exploradas por nomes como uns Beloved ou Saint Etienne na alvorada dos noventas, juntam aqui um sentido pop na composição a um encantamento pelas possibilidades que (sobretudo) a assimilação da house e suas periferias abriu à canção. E, num disco que explora tematicamente os efeitos do fim de um relacionamento essencialmente mantido à distância e com ferramentas online, eis que encontramos em Tenderness um álbum de libertação e renascimento, animado por um viço que é festivo mas não esconde uma dor recente.

“Tenderness”, dos Blue Hawaii, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais numa edição da Arbutus Records. ★★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: