All Aboard!, a caminho de Lisboa…
A partir de hoje vamos, semanalmente, fazer por aqui uma atualização do que for sendo confirmado para a edição de 2018 do Festival Eurovisão da Canção que decorre em Lisboa no início do mês de maio. Para recordar, vale a pena fixar que há duas semifinais, respetivamente a 8 e 10. E a grande final realiza-se no dia 12 de maio.
Na agenda da próxima semana consta:
Dia 8. Revelação dos artistas e canções da seleção da República Checa.
Dia 12. Audições na Bielorússia.
Dia 13. Primeira semifinal da Destination Eurovision (França).
Amanhã, segunda-feira, a RTP revelará também quem vai apresentar esta edição do Festival Eurovisão da Canção.
Na reta final de 2017 houve países que escolheram já os seus intérpretes, mas alguns não revelaram ainda que canções irão interpretar em Lisboa. Os nomes já escolhidos são:
Albânia: Eugent Bushpepa
Austrália: Jessica Mauboy
Áustria: Cesár Sampson
Azerbaijão: Aisel
Bélgica: Laura Groeseneken
Finlândia: Saara Aalto
Georgia: Iriao
Holanda: Waylon
O mais recente nome revelado deste lote é o do grupo georgiano Iriao, cuja obra corre habitualmente entre os domínios da folk e do jazz.
A Áustria já acrescentou entretanto ao nome de Cesár Sampson o facto de a sua canção ter por título Nobody But You, embora ainda a não tenha apresentado publicamente.
Apenas uma canção foi já revelada. Foi a vencedora da final local e dá agora passaporte eurovisivo a Eugent Bushpepa, um cantor com carreira com considerável visibilidade na Albânia desde 2006, já com vários discos lançados, todos eles no formato de single. Em Lisboa Eugent Bushpepa vai cantar Mall, tema cuja letra se apresenta em albanês.
Aqui fica a canção albanesa deste ano:
Malta e Roménia já revelaram entretanto as canções candidatas às respetivas seleções nacionais. Estão, todas elas, disponíveis online.
Deixe uma Resposta