Últimas notícias

As paisagens americanas de Aaron Copland

Texto: NUNO GALOPIM

O terceiro volume de gravações de obras orquestrais de Aaron Copland pela BBC Philharmonic, sob direção de John Wilson, assinala o início do ano editorial para o catálogo da Chandos.

A editora Chandos inclui entre o seu primeiro lote de lançamentos para 2018 o terceiro volume de uma série de gravações de obras orquestrais do norte-americano Aaron Copland (1990-1990) em interpretações pela BBC Philharmonic, sob direção de John Wilson.

Depois de um volume de estreia, em 2016, essencialmente centrado em peças criadas para o bailado e um segundo que alargou a outras áreas a seleção de peças, este volume três inclui obras dos anos 20 e 30. São elas, e pela ordem com que as encontramos no alinhamento, An Outdoor Overture (de 1938), a Sinfonia Nº 1 (composta entre 1926 e 28), Statements (que foram surgindo entre 1932 e 35) e ainda a Dance Symphony (que surge em 1929 a partir de arranjos de um bailado de início dessa mesma década que não chegou a ser levado a cena).

As noções de espaço aberto e os vigorosos jogos de contrastes que caracterizam a música de Aaron Copland – que ajudou a criar uma noção sonora da grande paisagem americana – são aqui uma vez mais brilhantemente expressos pela direção de John Wilson, a interpretação da orquestra e a grande qualidade técnica da gravação.

Por curiosidade ficam aqui as capas dos dois volumes anteriores nas quais ficam bem evidentes que obras são ali incluídas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: