As paisagens americanas de Aaron Copland
Texto: NUNO GALOPIM
A editora Chandos inclui entre o seu primeiro lote de lançamentos para 2018 o terceiro volume de uma série de gravações de obras orquestrais do norte-americano Aaron Copland (1990-1990) em interpretações pela BBC Philharmonic, sob direção de John Wilson.
Depois de um volume de estreia, em 2016, essencialmente centrado em peças criadas para o bailado e um segundo que alargou a outras áreas a seleção de peças, este volume três inclui obras dos anos 20 e 30. São elas, e pela ordem com que as encontramos no alinhamento, An Outdoor Overture (de 1938), a Sinfonia Nº 1 (composta entre 1926 e 28), Statements (que foram surgindo entre 1932 e 35) e ainda a Dance Symphony (que surge em 1929 a partir de arranjos de um bailado de início dessa mesma década que não chegou a ser levado a cena).
As noções de espaço aberto e os vigorosos jogos de contrastes que caracterizam a música de Aaron Copland – que ajudou a criar uma noção sonora da grande paisagem americana – são aqui uma vez mais brilhantemente expressos pela direção de John Wilson, a interpretação da orquestra e a grande qualidade técnica da gravação.
Por curiosidade ficam aqui as capas dos dois volumes anteriores nas quais ficam bem evidentes que obras são ali incluídas.
Deixe uma Resposta