Últimas notícias

France Gall (1947-2018)

Texto: NUNO GALOPIM

Morreu em Neuilly-sur-Seine (França), aos 70 anos, vítima de um cancro, a cantora francesa France Gall. Foi uma das figuras do yé yé francês em meados dos anos 60 e ficou na história do Festival Eurovisão da Canção ao dar ao concurso a primeira vitória de uma canção pop. Aconteceu em 1965 com Poupée de Cire Poupée de Son, canção que representou a primeira das três participações eurovisivas de Serge Gainsbourg como compositor e deu então ao Luxemburgo a segunda das suas cinco vitórias.

France Gall, que tinha já discos editados desde 1963 (e inclusivamente dois primeiros LP lançados em 64) teve na sua presença eurovisiva um momento de triunfo maior na sua carreira. A canção que então defendeu tornou-se num dos clássicos mais célebres de toda a história do concurso e conheceu várias versões ao longo dos anos, uma delas apresentada ao vivo pelos Arcade Fire.

France Gall manteve uma carreira nos discos até finais da década de 90 embora sem repetir o sucesso na escala do que conheceu nos tempos em que fora ícone pop em tempo de euforia yé yé. Entre finais dos anos 60 e inícios da década de 70 chega a dividir o seu tempo entre a França e a Alemanha onde enceta uma carreira que a chega a colocar em contacto com Giorgio Moroder, antes mesmo deste ter encontrado o seu futuro de sucesso no disco sound.

Depois dos anos 70 a vida privada e, mais tarde, o trabalho filantrópico contra a fome em África deram mais vezes notícias do que os discos. Na hora da despedida, é da música que se está a falar. E, inevitavelmente, da sua bem sucedida aventura eurovisiva em 1965.

E como homenagem, aqui fica a versão dos Arcade Fire para Poupée de Cire Poupée de Son

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: