Últimas notícias

Maquete de “Let’s Dance” assinala os 71 anos de David Bowie

Texto: NUNO GALOPIM

A primeira maquete de “Let’s Dance” foi gravada em dezembro de 1982 num estúdio em Montreux. Essa gravação, recentemente misturada por Nile Rodgers é hoje editada em formato de single digital, assinalando a passagem dos 71 anos sobre o nascimento de David Bowie.

Tornou-se uma tradição haver uma novidade a cada 8 de janeiro que passa. É o dia que assinala a passagem de mais um aniversário sobre o nascimento de David Bowie. Faria 71 anos hoje. E neste 2018 que assinala a passagem de 35 anos sobre a edição de Let’s Dance o “presente” de aniversário é uma edição de um single em formato digital com aquela que foi a maquete original da canção que daria depois título ao álbum de 1983 de Bowie e que representaria um dos êxitos mais colossais de toda a sua discografia,

A história da canção leva-nos até finais de 1982 quando Nile Rodgers visitou Bowie na sua casa na Suíça para uma sessão de audição das primeiras ideias que o músico tinha para o álbum que iriam gravar junto. Decidiram, mesmo sem banda, gravar uma série de maquetes. E perguntaram ao organizador do Festival de Jazz de Montreux se haveria músicos da região que os poderiam ajudar nessas sessões. Erdal Kızılçay, de origem turca (e que voltaria a colaborar em diversas ocasiões com Bowie) tocou baixo, em sessões que contaram com a presença de um guitarrista e um baterista que, a 35 anos de distância, Nile Rodgers já não conseguiu identificar.

As gravações decorreram entre os dias 19 e 20 de dezembro de 1982 nos Mountain Studios em Montreux, com David Richards como engenheiro de som. Let’s Dance, numa versão simples e direta, já de alma funky, surgiu logo no primeiro dia. Foi sobre essa mesma gravação que, na reta final de 2017, Nile Rodgers regressou a um estúdio. Desta vez os seus Le Crib Studios em Westport, no Connecticut, com Russell Graham por companhia. E assim nasceu este single, Let’s Dance (Demo), que agora é lançado em diversas plataformas digitais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: