Últimas notícias

KINO 2018 abre com “Wild Mouse”, de Josef Hader

Texto: NUNO CARVALHO

Entre os dias 18 e 24 deste mês, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã vai dar a conhecer algumas das novas produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo.

"Wild Mouse", de Josef Hader

Entre esta quinta-feira e o próximo dia 24, a 15ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã vai dar a conhecer, no Cinema São Jorge e no Goethe-Institut, em Lisboa, algumas das novas produções cinematográficas de Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. Serão 14 longas-metragens, oito documentários e uma sessão especial para famílias.

Wild Mouse, de Josef Hader (que pudemos ver na edição do ano passado da KINO, em Stefan Zweig – Adeus Europa), terá honras de abertura da mostra. O filme assinala a estreia do ator austríaco na realização, que interpreta também o papel principal, o de um crítico musical que, ao ver-se desempregado devido a cortes orçamentais, decide vingar-se do seu antigo editor, acabando por perder o controlo da situação.

Integrados no foco Novas Perspetivas, merecem destaque outras primeiras obras, como Herbert, de Thomas Stuber, que se centra na história dramática de um pugilista profissional que enfrenta uma doença incurável do sistema nervoso motor, ou Dezassete, da austríaca Monja Art, uma visão que explora questões de identidade e mostra como é crescer na província. Este foco inclui também os filmes Casa sem Teto, da realizadora de origem iraquiana Soleen Yusef, e Irmão Jakob, que segue a conversão ao islão do irmão do realizador Elí Roland.

Uma das apostas desta edição da KINO é a secção KINOdoc, com um número maior de documentários a exibir entre as três cidades que acolhem a mostra (Lisboa, Porto e Coimbra). Entre estes, destacam-se dois filmes dedicados à cena musical alemã: Se Penso na Alemanha à Noite, de Romuald Karmakar, e B-Movie – Lust & Sound in West-Berlin, de Jörg A. Hoppe, Klaus Maeck e Heiko Lange,

A encerrar a KINO será exibido em antestreia A Ordem Divina, de Petra Biondina Volpe, sobre a história da luta pelo direito ao voto feminino na Suíça dos anos 70. A mostra estender-se-á ao Porto e a Coimbra, respetivamente entre 25 e 28 deste mês e entre 14 e 16 de fevereiro.

Mais informação aqui.
.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: