Últimas notícias

Ao vivo, em estúdio, para dizer adeus

Texto: NUNO GALOPIM

Em 2017 os Wild Beasts tinham anunciado que se iam separar. O momento da despedida chegou neste início de 2018 com uma série de concertos e este álbum gravado ao vivo nos estúdios RAK, em Londres.

Foram protagonistas de uma das obras de travo mais saboroso que a pop britânica (em bairro indie) viu ganhar forma depois da viragem do século. Formados em Kendal em 2002 e apresentados com um promissor primeiro single em 2006 foram autores de uma discografia que, pelos cinco álbuns lançados entre Limbo Panto (2008) e Boy King (2016) deixaram uma marca vincada pela invulgar personalidade dos seus jogos vocais, aos quais a composição juntou uma narrativa que partiu de uma assimilação de heranças pós-punk por via de angulosos olhares art pop, caminhando por progressivas transformações que foram amplificando a presença das eletrónicas e de renovados desafios cénicos que fizeram de cada disco um momento de redescoberta e sedução. Em 2017 anunciaram uma retirada, que se materializou nestas primeiras semanas de 2018, entre uma série de datas (com ponto final em Londres, a meio de fevereiro) e, agora, um álbum “ao vivo” gravado nos estúdios RAK, em Londres.

Last Night All My Dreams Came True reflete, como o fez a derradeira digressão da banda, a presença mais próxima do álbum de 2016 Boy King, mas junta episódios de todas as etapas da sua discografia (apesar de citar Limbo Panto apenas numa breve visita a The Devil’s Crayon). O alinhamento, de 13 temas, apresenta mais do que um mero ‘best of’, incuindo oito temas editados em single (um deles Alpha Female, de 2017) e uma série de faixas resgatadas aos seus álbuns de estúdio. Elegante e fiel a uma história que sempre brilhou no palco (como chegámos a constatar entre nós), Last Night All My Dreams Came True assegura um adeus com um olhar retrospetivo com o sabor de missão cumprida… Que a Domino Records junte, um dia, toda esta obra numa caixa devidamente arrumada e documentada. Talvez mais do que no presente, quem sabe num futuro próximo os Wild Beasts conquistarão um reconhecimento no patamar devido às diversas qualidades da sua obra? E termino com um regresso ao início deste breve texto: alguma da melhor indie pop britânica do século XXI passou por aqui.

“Last Night All My Dreams Came True” dos Wild Beasts, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais numa edição da Domino Records. ★★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: