Dez canções do Luxemburgo na Eurovisão (2)
Seleção e textos: NUNO GALOPIM
O Luxemburgo foi um dos sete países presentes na edição inaugural do Festival da Eurovisão, em 1956. Obteve um total de cinco vitórias, tendo sido um dos países de maior sucesso eurovisivo nas primeiras décadas de vida do concurso.
Com a sua última participação em 1993, o Luxemburgo contou ao todo com 37 participações, entre as quais figuraram nomes relevantes do panorama musical internacional.
Vamos então lembrar, uma a uma, dez canções da história das presenças do Luxemburgo no Festival da Eurovisão.
1971. Monique Melsen, “Pomme, Pomme, Pomme”
13º lugar, com 70 pontos
Apesar de muitas vezes ter recorrido a intérpretes de outras nacionalidades (sobretudo francesa) o Luxemburgo levou à Eurovisão alguns nomes nascidos no grão-ducado. Foi o caso de Monique Melsen, que em 1971 levou apresentou em Dublin Pomme, Pomme, Pomme, canção escolhida internamente pela RTL. Apesar da classificação discreta a canção conheceu versões (por outras vozes) em sueco, finlandês e esloveno.
1967. Vicky Leandros, “L’Amour Est Bleu”
4º lugar, com 17 pontos
De origem grega, a cantora Vicky Leandros teve duas presenças eurovisivas, ambas em representação do Luxemburgo. A primeira dessas representações teve lugar em 1967 com L’Amour Est Bleu, canção que alcançou forte repercussão internacional e conheceu diversas versões, uma delas pelo grupo português Conjunto Académico João Paulo.
Deixe uma Resposta