Últimas notícias

Børns: um nome para seguir com atenção

Texto: NUNO GALOPIM

O norte-americano Børns confirma ao segundo álbum, “Blue Madonna”, no qual colabora Lana del Rey, que é figura capaz de juntar apelo de grande público a heranças mais habituais em terreno indie.

Os jogos de ambiguidades, da imagem à performance vocal, são peça fulcral na apresentação de Børns, o nome pelo qual se apresenta artisticamente o cantautor norte-americano Garrett Clark Borns. Natural do Michigan, mas entretanto mudado para Los Angeles, Børns transporta na sua música um sentido de teatralidade e encenação que em tudo se relaciona com a carga de imagens e construções de ficção que associamos à capital do cinema norte-americano. De resto, vale a pena sublinhar que, em tempos, era ao cinema que apontava os seus sonhos de futuro.

Da sua relação com a música nasceu contudo a construção de uma personagem que não deixa clara a identidade de género num primeiro contacto, ideia que a sua relação entretanto firmada com a Gucci tem vindo a sublinhar. Depois de um EP de estreia em 2012 e um primeiro álbum, Dopamine, editado em 2015, o novo Blue Madonna representa um novo episódio que sublinha por um lado a vontade em não fechar os seus horizontes num só caminho, ao mesmo tempo sendo consequência dessa vastidão de espaços visitados um dos motivos pelos quais ao disco faltarão talvez os argumentos que pudessem dar-lhe, desta vez, o empurrão para um maior reconhecimento e exposição.

Børns tem voz e imagem. Tem uma música que tanto acolhe heranças do glam rock como do indie pop à la MGMT do presente, que tanto visita Elton John como os Beatles… Tem até algumas belas canções na mão. Em suma, tudo para ser o que Mika poderia ter sido caso não tivesse desviado as suas atenções para o público dos canais dos desenhos animados e até tomar o lugar de celebração pop com travo indie que os Scissor Sisters chegaram a trilhar. Lana Del Rey deu-lhe a mão cantando num dos temas e chamando-o a fazer primeiras partes na sua atual digressão. Ou seja, é nome com potencial para ir mais longe e que devemos acompanhar com atenção.

“Blue Madonna”, de Børns, está disponível em LP e CD, assim como nas plataformas digirais, em edição da Polydor/Universal. ★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: