Últimas notícias

Lys Assia (1924-2018)

Texto: NUNO GALOPIM

Em 1956 Lys Assia venceu a primeira edição do Festival da Eurovisão, em representação da Suíça. Morreu hoje, aos 94 anos.

Lys Assia tinha 31 anos quando, na noite de 24 de maio de 1956, foi a primeira a ser chamada de regresso ao palco para interpretar a sua canção entretanto consagrada como a vencedora do concurso. Refrain (cantada em francês) era uma das duas canções que ali apresentara em representação da Suíça, a sua outra atuação, em alemão, tendo surgido com Das Alte Karussell.

No ano seguinte voltaria a defender as cores do seu país cantando L’Enfant Que J’Étais, que não foi acima do oitavo lugar (em nove concorrentes). 1958 viu a sua terceira e derradeira participação, conquistando então o segundo lugar com Giorgio, cantada em alemão e italiano.

Nascida em 1924 no cantão de Aargau (Suíça), Lys Assia começou por dançar, acabando depois por optar pelo canto, tendo começado a editar discos nos anos 50 (Jahl’ Jede Stern, um dos seus primeiros discos de 78 rpm, data de 1951), surgindo em 1955 o seu álbum de estreia, Songs. Em 2011 e 2012 concorreu novamente às finais suíças, mas sem nunca conseguir novo passaporte eurovisivo.

A vitória de 1956 deu-lhe um valor simbólico tal que era frequente vermo-la em finais eurovisivas. Um dos marcos de cada novo ano eurovisivo era, de resto, a revelação da sua lista de preferências entre os concorrentes. E em 2017 teve a canção portuguesa, de Salvador Sobral, no segundo lugar (com a canção italiana, que disse que lhe fazia lembrar o seu Giorgio, de 1958, em primeiro).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: