Últimas notícias

Não é só fazer um bom álbum

Texto: GONÇALO COTA

O alinhamento demasiado preenchido e extremamente focado em “Noonday Day” – o terceiro álbum de originais de Ben Howard, com lançamento marcado apenas para o primeiro dia de junho – fez do seu regresso aos palcos portugueses uma experiência sonolenta e sôfrega.

E é ao terceiro álbum que Ben Howard parece querer experimentar uma atmosfera musical menos solarenga, convertendo-a não só às texturas mais convencionais da música folk, mas acrescentando-lhe novos contrastes com eletrónicas mais musculadas, com o som dos sintetizadores que aprofundam subtilezas e tons melancólicos. Um disco que lhe permite dar um passo em frente, sublinhando um querer moldar-se os ecos do tempo, mas sem esquecer as marcas identitárias, e numa tentativa de rejeição de ser refém de uma muito boa primeira obra: é seguro dizer Noonday Dream prescinde dos mesmos facilitismos que Every Kingdom, o seu primeiro longa-duração e que lhe valeu dois Brit Awards na edição de 2013.

Mas nem por isso o concerto deste domingo projetou-se para o sucesso. Apesar do dramatismo que o palco permitia, o jogo de luzes que criava e recriava dinamicamente espaços de intimidade, a projeção de elementos naturais que nos transporta para o universo de Walden ou A Vida nos Bosques ou o palco bem composto – dois bateristas, violinistas e violoncelista, baixista, guitarrista e teclas -, tudo foi incapaz de aliviar o alinhamento dialeticamente longo e sobranceiro e a pouca química criada, trocando poucas e tímidas palavras convencionais.

Se o grande defeito foi a incapacidade de criar um concerto conciso – foram mais de duas horas de concerto -, com a urgência de querer mostrar tudo de uma única vez, agravou-se quando a sede pelos êxitos como Only Love ou Keep your Head Up – e que poderiam ser os perfeitos modeladores do tom do concerto e manter cativa a energia efusiva de um Coliseu à pinha – não foi satisfeita. Fica para a próxima!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: