Últimas notícias

Quando uma antiga sereia regressa às montanhas

Texto: NUNO GALOPIM

Apresentado em 2017 por ocasião de uma homenagem em Angoulême, o mais recente romance gráfico de Cosey é um dos melhores títulos de banda desenhada da presente série de lançamentos da Levoir.

De origem suíça, Cosey, de seu nome real Bernard Cosendey (n. 1950), é um autor já veterano, com uma história que o fez passar pela revista Tintin e que, entre várias criações e livros, conheceu destaque (merecido) pela criação da série Jonathan. Entre os volumes da mais recente série de romances gráficos que a Levoir tem vindo a lançar nas últimas semanas, conta-se aquele que representa o seu mais recente livro. Tem por título Calipso e ganhou forma quando, em 2017, quando o Festival de Angoulême lhe prestava homenagem pela obra, resolveu apresentar uma novidade.

Criação a preto e branco (reencontrando desejos antigos), Calipso toma a Suíça como cenário protagonista da história de um reencontro. Um reencontro entre uma atriz que ficou famosa por um filme feito há longos anos – o Calipso que dá título ao livro e no qual vestia a pele de uma sereia – e um homem com quem esta teve um caso nos dias de juventude e que agora trabalha em piquetes de obras, escavando túneis (e onde tem por amigo um emigrante que sonha com um futuro que não tem pedras pela frente mas sim mesas e um balcão, num eventual restaurante que gostaria de um dia abrir em Barcelona).

O reencontro dos dois velhos companheiros, que começa de forma ríspida, é na verdade a primeira porta para uma sequência de reviravoltas narrativas que Coseu desenha ao longo de empolgantes 112 páginas, dando fôlego (com vertigem e emoção) a uma história que nos leva onde menos esperamos… Numa altura em que o cinema procura tantas ideias na BD, que tal, em vez de mais um super-qualquer-coisa, um olhar por este livro. Daria um belo filme…

“Calipso”, de Cosey, é uma edição de 112 páginas, em capa dura, da Levoir.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: