Últimas notícias

Instrumento da Nasa encontrou depósitos de gelo na Lua

Texto: NUNO GALOPIM

Ao mapear a mineralogia da superfície da Lua um instrumento da Nasa lançado a bordo da Chandrayaan-1 encontrou depósitos de gelo nas regiões polares. A descoberta assinala um dado a favor de cenários de uma possível construção de uma base habitada na Lua.

A possibilidade da instalação de uma base lunar habitável conheceu esta semana uma importante contribuição com a notícia da descoberta de gelo nas regiões polares do nosso satélite natural. A descoberta chegou através e leituras efetuadas pelo Moon Mineralogy Mapper (na Nasa), um entre os seis componentes internacionais da missão indiana Chandrayaan-1 lançada em 2008. Trata-se de um espectrómetro que teve por missão (nos 312 dias em que permaneceu ativo) fornecer dados para um mapeamento em alta resolução das características mineralógicas da superfície da Lua.

Os dados colhidos permitiram saber que, nas regiões polares da Lua, a água esconde-se em espaços da superfície que permanecem na sombra, ficando armazenada na forma de gelo. O mapeamento mostrou que há uma maior concentração destes depósitos no Pólo Sul, sendo a presença de gelo mais escassa e disseminada a Norte.

Uma das observações deste estudo (que pode ser consultado aqui) assinala que os depósitos de gelo agora localizados são de uma natureza diferente aos já identificados noutros corpos do Sistema Solar como Mercúrio ou Ceres, sugerindo que tal se deva às características do processo de formação da própria Lua. O estudo sugere ainda que esta estes depósitos de gelo poderão “ser um dia usados como recurso in-situ para a exploração da Lua”.

Esta descoberta não corresponde, todavia, à primeira ocasião em que uma equipa científica localiza água na Lua. Coube, de resto, à mesma sonda indiana que levou a bordo o Moon Mineralogy Mapper, a identificação de moléculas de água entre a poeira lunar em 2009.


Mapa das regiões polares com os depósitos assinalados (imagem PNAS)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: