Últimas notícias

O herdeiro de John Carpenter

Texto: NUNO GALOPIM

Daviel Davies passou já por várias bandas rock e, depois de 2014, trabalhou em vários discos do seu padrinho. E quem é o padrinho? É o realizador de “Halloween”, “Dark Star” ou “Fuga de Nova Iorque”… E a sua presença está bem evidente no álbum de estreia a solo do seu afilhado.

Nasceu e cresceu entre músicos e gente do cinema. Ou, para dar nomes às coisas, Daniel Davies é filho do guitarrista dos Kinks, Dave Davies, e tem como padrinho nada mais nada menos do que o realizador (e também músico) John Carpenter. Este último chegou mesmo a ser uma presença mais próxima do jovem Daniel nos seus dias de escola quando, estando a família a viver em Los Angeles, o pai se ausentava em trabalho. Daniel pegou cedo na guitarra e, mais tarde, começou uma vida profissional como músico em bandas de rock como os Year Long Disaster, Karma to Burn ou CKY. Surgiram, então, os seus primeiros discos. Mas em 2014, depois de compromissos terem obrigado o filho de John Carpenter a mudar-se para o Japão, Daniel entrou em cena, tornando-se presença fulcral na composição e gravação do álbum Lost Themes, que abriu uma nova etapa na vida musical do cineasta. Seguiram-se mais colaborações com Carpenter, experiências na criação de música para cinema e, até, um primeiro disco a solo… Um EP. Agora, com Events Score, apresenta finalmente um primeiro álbum em nome próprio.

Na sequência das colaborações recentes com Carpenter e no cinema este é um disco que aprofunda a sua abordagem instrumental aos terrenos de uma música eletrónica densa, tensa, negra e profundamente cinematográfica, afastando-se significativamente dos terrenos rock que trilhara outrora. As guitarras estão presentes mas como mero elemento secundário na criação de texturas de um corpo dominado por eletrónicas que não escondem um encantamento pelos sintetizadores de outros tempos. Events Score é uma coleção de ambientes e quadros que tem claramente como figura tutelar o “mestre” Carpenter e formas associadas à música para cinema de ficção científica e terror… Talvez haja mais marcas de heróis e espaços admirados que uma voz nova e pessoal. O tempo nos dirá se Daniel a chegará a desenvolver. Para já apresenta uma interessante proposta claramente herdeira da música, dos músicos e, talvez, do cinema que admira.

“Events Score”, de Daniel Davies, está disponível em LP e nas plataformas digitais, em edição da Burning Witches Records. ★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: