Últimas notícias

Onde começa a história de um corpo?

Texto: GONÇALO COTA

“Girl”, do belga Lukas Dhont, que passou na secção Un Certain Regard de Cannes e arrebatou a Camera d’Or, o prémio de Melhor Ator para Victor Polster e a Queer Palm, teve ontem estreia nacional no Queer Lisboa 22.

Girl, primeira longa-metragem do belga Lukas Dhont, conversa sobre a plasticidade dos corpos. Mas também sobre a sua tenacidade: Lara, 15 anos, tem o luminoso sonho de se tornar bailarina. Na primeira aula – depois de ter chegado recentemente a uma nova cidade e ter sido aceite num dos mais importantes conservatórios de dança do país – pedem-lhe para fechar os olhos. O professor não lhe aponta um revolver, mas é como se ardesse na mesma intensidade. “Há alguma menina na sala que tenha problemas em tomar banho com Lara?”. Antes de ter adotado nome e formas femininas, Lara nasceu no corpo de um menino. Temos, aqui, uma visão rara e completa sobre a transsexualidade: o modo como contemplamos este jovem corpo em transição (aos quais as constantes aulas de ballet acrescentam feridas) e toda uma identidade, uma existência que ousam em permanecer vivas num quadro social complexo (ainda que Lara tenha o pleno apoio do pai), é vertiginoso e lúcido.

Mas é no silêncio, no quarto a meia luz,que Lara (magnificamente interpretada pelo jovem ator Victor Polster) ludibria o próprio corpo para ouvir o rumor de um corpo que estará para florescer. O lentíssimo florescer. Um florescer doloroso, que passa por complexas intervenções cirúrgicas, comprimidos e hormonas. E por um pensamento incendiado e torturado por um corpo que ainda não é o seu – o epicentro emocional deste Girl. O corpo de Lara começou quando, em si, pressentiu outro corpo prisioneiro. Que vestígios permanecerão dessa reclusão? Um filme formidável.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: