Últimas notícias

Planeta anão descoberto nos confins do Sistema Solar

Texto: NUNO GALOPIM

Com uma órbita que leva 40 mil anos a completar-se em torno do Sol e chegando a estar 60 vezes mais distante de nós do que Plutão, “Goblin” (ou “duende”) é um planeta anão que habita nos confins do nosso Sistema Solar.

Um planeta anão, com um diâmetro que se estima ser de apenas 300 quilómetros, foi descoberto nos confins do sistema solar. O pequeno planeta, ao qual foi dado o nome “Goblin” (ou seja, gnomo) descreve uma órbita alongada e não concêntrica em torno do Sol e chega a estar 60 vezes mais distante do que Plutão, levando cerca de 40 mil anos a descrever o seu percurso.

Este planeta anão foi detetada por uma equipa do Carnegie Institution for Science (em Washington DC), que agora comunicou a descoberta. O estudo sugere que o comportamento da órbita deste pequeno mundo se possa dever à presença de um “Planeta Nove” até aqui ainda não localizado nas zonas mais exteriores do sistema solar e cuja possível existência tem sido levantada por alguns astrónomos.

A descoberta deste pequeno planeta, ao qual foi dado o nome oficial 2015 TG387 (pela International Astronomical Union’s Minor Planet Center) foi efetuada através de trabalhos com o telescópio japonês Subaru, que está instalado sobre o Mauna Kea, no Hawai.

Mais informação aqui e aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: