Planeta anão descoberto nos confins do Sistema Solar
Texto: NUNO GALOPIM
Um planeta anão, com um diâmetro que se estima ser de apenas 300 quilómetros, foi descoberto nos confins do sistema solar. O pequeno planeta, ao qual foi dado o nome “Goblin” (ou seja, gnomo) descreve uma órbita alongada e não concêntrica em torno do Sol e chega a estar 60 vezes mais distante do que Plutão, levando cerca de 40 mil anos a descrever o seu percurso.
Este planeta anão foi detetada por uma equipa do Carnegie Institution for Science (em Washington DC), que agora comunicou a descoberta. O estudo sugere que o comportamento da órbita deste pequeno mundo se possa dever à presença de um “Planeta Nove” até aqui ainda não localizado nas zonas mais exteriores do sistema solar e cuja possível existência tem sido levantada por alguns astrónomos.
A descoberta deste pequeno planeta, ao qual foi dado o nome oficial 2015 TG387 (pela International Astronomical Union’s Minor Planet Center) foi efetuada através de trabalhos com o telescópio japonês Subaru, que está instalado sobre o Mauna Kea, no Hawai.
Deixe uma Resposta