Últimas notícias

Um álbum muito… Pet Shop Boys

Texto: NUNO GALOPIM

Editado em 1993 o álbum “Very” devolveu os Pet Shop Boys a um terreno de mais evidente relação entre a canção pop e o gosto pela dança. A nova reedição apresenta o disco em vinil e numa edição em CD com um disco cheio de temas extra.

O sucessor de Behaviour devolveu o foco da atenção dos Pet Shop Boys de novo para o espaço de relacionamento entre a pop e a música de dança onde decorrera parte significativa da sua criação nos primeiros anos de atividade. Uma série de projetos recentes, do álbum Introspective aos discos de celeboração com Liza Minelli e Dusty Springfield, assim como o próprio Behaviour, tinham transportado os Pet Shop Boys para terrenos mais tranquilos. O desejo em reencontrar o viço e a cor da canção pop, assim como um efeito de ressaca face ao modo como o álbum Behaviour não havia sido recebido com o entusiasmo de discos anteriores (coisa que o tempo veio a transformar) levaram-nos a tomar uma decisão concetual: o caminho era “para cima”… E pop!

Very (com um título que se justifica por ser um disco “muito” à Pet Shop Boys), editado em setembro de 1993, não esquece, todavia, os ambientes mais melancólicos que haviam dominado o álbum de 1990 e reparte o alinhamento entre instantes pop de alma mais efusiva e pequenos momentos de elegante placidez, como os que se escutam em Dreaming of the Queen (que Neil Tennant confessa no booklet da nova reedição ser o seu tema favorito do álbum), To Speak is a Sin ou Liberation, este último tendo sido escolhido como terceiro single.

A alma do disco reside, contudo, nos episódios mais festivos, entre os quais estão Can You Forgive Her? (o single de avanço), Yesterday When I Was Mad ou uma versão de Go West, original dos Village People que, na verdade, começou até por ser um episódio com aparente pouco futuro pela frente. Derek Jarman ia organizar um espetáculo na Haçienda, em Manchester, e convidou os Pet Shop Boys a atuar. Originalmente iam fazer uma versão de The Fool on The Hill dos Beatles, mas Chris Lowe, ao vasculhar entre os seus discos, encontrou esta canção dos Village People que lhe pareceu adequada ao momento. Neil começou por torcer o nariz. Não gostava nada da canção. Mas Chris insistiu: “vais gostar”… E tinha razão, tendo a versão acabado por se transformar no maior sucesso extraído do alinhamento deste disco.

Ao longo do alinhamento Very mostra como uma escrita atenta, observadora e capaz de comentar, pode residir no tutano de uma música muitas vezes confundida como apenas banda sonora de devaneios hedonistas. O disco foi editado num packaging invulgar, numa jewel box em relevo que sublinhou uma vez mais o bom relacionamento do duo com o trabalho de imagem que conheceu igualmente momentos inesquecíveis em telediscos nos quais a opção apontou a vincar a presença nas imagens de lógicas de não realismo, tendo abraçado inclusivamente os terrenos do digital.

Esta nova reedição apresenta, por um lado, o disco em vinil de alta gramagem. Já a versão em CD surge acompanhada pelo disco de extras “Further Listening 1992-1994” no qual se juntam remisturas editadas em máxis (a de Go West mostrando algumas linhas de teclas que acabaram retiradas da versão final), lados B (como Shameless ou Decadence) e colaborações desta etapa. Entre estas colaborações está Absolutley Fabulous, single que nasceu de uma colagem de samples da série de humor com o mesmo nome e que acabou a contar com a colaboração de Jennifer Saunders e Joanna Lumley, tendo sido usado na campanha de 1993 da Comic Relief. Outra das colaborações é a versão dos Pet Shop Boys para Girls and Boys, single que apresentou em 1994 o álbum Parklife dos Blur. Há ainda uma maquete de Falling, composta para Kylie Minogue. Os temas instrumentais do álbum companheiro Very Relentless, editado em 1993, ficam contudo de fora desta reedição.


Vinil


CD

“Very” dos Pet Shop Boys, está disponível em LP, 2CD e nas plataformas digitais numa reedição da Parlophone.



Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: