Últimas notícias

Afinal quem sou eu?

Texto: NUNO GALOPIM

O álbum de estreia de Selma Uamusse revela uma magnífica viagem pessoal que desemboca num encontro entre linguagens que, somadas, definem um caminho que pode abrir novas e interessantes possibilidades para o futuro da sua obra.

A questão que dá título ao post, e que ajuda a definir o caminho para um primeiro patamar na construção da identidade de cada um, pode sentir-se pelas canções que fazem de Mati, o primeiro álbum de Selma Uamusse, um momento a ter em conta no mapa discográfico de 2018.

Nascida em Maputo em 1981, mas com vida feita em Portugal desde 1988, Selma Uamusse definira já um percurso de horizontes abertos a experiências diferentes que a fizeram caminhar por trilhos pop/rock, pelo jazz… A bordo de projetos como os WrayGunn, Cacique 97 ou Nu Jazz Ensemble, tendo somado entre os seus projetos uma homenagem a Nina Simone, Selma Uamusse assimilou experiências.

Para criar Mati Selma rumou contudo ao começo de tudo: a Moçambique, onde encontrou genéticas que, agora, fez dialogar com uma linguagem musical elegante que concilia esses ecos africanos com eletrónicas e atmosferas jazzy. O disco torna-se assim peça a ter em conta num importante jogo de construção de uma história de relacionamentos que, afinal, é coisa identitária não apenas para a protagonista mas também parte da nossa experiência coletiva.

Chamem-lhe world music, chamem-lhe canção global, o que quiserem… A verdade é que um diálogo entre vivências portuguesas, heranças e experiências de África e formas musicais do nosso tempo têm aqui um caso sério a ter em conta. Um caso que logo aqui lança sinais de um futuro próximo… Escuta-se Mozambique e fica claro que estas (e futuras) canções poderão ter uma relação ainda mais vincada com os ritmos e a nova música de dança. Grande estreia!

“Mati”, de Selma Uamusse, está disponível em CD e nas plataformas digitais numa edição da Ao Sul do Mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: