Últimas notícias

Primeiro voo tripulado do programa Apollo estava no espaço há 50 anos

Texto: NUNO GALOPIM

Após uma pausa de alguns meses na sequência do acidente trágico da Apollo I, o programa da NASA que tinha por objetivo levar astronautas até à Lua partiu para o espaço a 11 de outubro de 1968 para um voo que durou 11 dias.

O trágico acidente que, em 1967, vitimou a equipa que deveria protagonizar o primeiro voo tripulado do programa Apollo atrasou em largos meses a agenda prevista. Lançada a 11 de outubro de 1968 a missão Apollo 7 tornou-se assim na primeira viagem tripulada do programa e, também, a primeira missão a levar astronautas norte-americanos ao espaço desde o voo da Gemini XII, em novembro de 1966.

Na cápsula Apollo, no topo do foguetão Saturno IB seguia uma tripulação constituída pelo comandante Walter M. Schirra, o navegador e piloto do módulo de comando Donn F. Eisele e o engenheiro de sistemas R. Walter Cunningham, que desempenhava (apenas em título) o papel de piloto do módulo lunar. Era a primeira vez que o foguetão que iria servir os voos à Lua era lançado para o espaço, mas à Apollo 7 não coube uma missão que não previu sequer a saída da órbita terrestre. Acima de tudo estava em jogo um programa de testes ao módulo de comando que transportaria depois os astronautas até à Lua e de regresso à Terra.

Esta missão, que correspondeu à primeira vez em que três astronautas partiram juntos para o espaço, teve 11 dias de duração, o que permitiu observar o comportamento da tripulação durante todo aquele tempo num espaço confinado. E houve de facto momentos de tensão, situações de desconforto, que permitiram fazer alguns ajustes em missões futuras.



Um dos feitos desta missão foi o facto de ter representado a primeira ocasião em que uma emissão de televisão foi feita a partir de uma nave norte-americana no espaço.

Os astronautas regressaram à Terra, sãos e salvos, a 22 de outubro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: