Últimas notícias

Entre famílias, soldados e espiões, na Alemanha dos anos 80

Texto: NUNO GALOPIM

A primeira série em língua a alemã a passar num ‘network’ norte-americano, “Alemanha 83” está em exibição na RTP2 e mostra mais do que uma trama de espionagem nos tempos da Guerra Fria. A narrativa olha personagens e os contextos tendo criado um fenómeno que, entretanto, gerou já a sequela “Deutschland 86”.

Da visita a uma Berlim dividida por James Bond em “Octopussy” ou da “Cortina Rasgada” de Hitchcock até ao recente “Ponte dos Espiões” de Spielberg não faltam histórias com a Alemanha nos tempos da Guerra Fria por cenário, muitas delas contudo sob um ponto de vista exterior, sobretudo vindas de potências que derrotaram o regime de Hitler em 1945… O cinema alemão não dormiu sobre o assunto e, apesar de algumas investidas neste espaço geográfico e político essencialmente dominadas por ângulos ocidentais, coube a filmes como “Adeus Lenine” (2003) de Wolfgang Becker ou “A Vida dos Outros” (2006) de Florian Henckel von Donnersmarck a abertura a plateias globais de narrativas sobre o que se passava do lado de lá do muro. A Alemanha olhava-se a si mesma e tomava uma voz maior no contar das suas histórias. É no fundo por este caminho que nos chega a série “Deutschland 83” (entre nós a ser exibida na RTP2 como “Alemanha 83”), uma coprodução alemã e norte-americana (a Sundance TV é uma das parceiras) que começou por ter discreta exibição em 2015 mas que, entretanto, não só gerou um fenómeno de culto como permitiu a criação de uma continuação em “Deutschland 86” (que acaba de estrear na Alemanha), falando-se de uma terceira temporada com o título “Deutschland 89” (e vale a pena lembrar que 89 foi o ano da queda do muro).

A série tem como protagonista um jovem alemão de leste que é recrutado para missões da divisão internacional da Stasi na Alemanha Ocidental. É colocado como ajudante de campo de um general ligado a altas hierarquias dos programas de defesa ocidentais. Mas é entre a família de ambos e daqueles que orbitam ao seu redor que emerge uma trama que é mais do que um mero jogo de espiões.



É no progressivo mergulho na intimidade das várias personagens que vamos encontrando não apenas tramas complementares que adensam a caracterização tanto no foro pessoal das figuras em campo como permitem olhar o contexto. E aqui, seja nos olhares que o protagonista lança pelas prateleiras (cheias e variadas) de um supermercado quando vai a Bona pela primeira vez, seja numa cave de Leste onde uma das personagens esconde livros “proibidos”, surgem discretamente peças que completam um cenário em permanente construção e que conta com uma cuidada direção artística capaz de nos colocar, de facto, naquele tempo e naqueles lugares.

O mais saboroso dos elementos é, contudo, a música. A banda sonora não só tem uma música original composta pelo autor do clássico “99 Luftbaloons” de Nena, como procura a cada episódio colocar em cena temas que se poderiam ter escutado por aqueles dias. Quando o protagonista compra um ‘walkman’ a cassete que lá está dentro faz tocar “Hungry Like The Wolf” dos Duran Duran. Logo nos primeiros episódios escutamos David Bowie, Eurythmics, New Order e, claro… Nena. “Isto ouve-se por todo o lado”, comenta a dada altura o protagonista (que a leste do muro é conhecido como Martin, mas que responde como Moritz em missão no “ocidente”). E é verdade. Apesar de ter conhecido carreira internacional como “99 Red Baloons” em 1984, o single “99 Luftbaloons”, original, em alemão, foi lançado em 1983. Tudo certo!

“Alemanha 83”, criada por Anna e Joerg Winger, está a passar diariamente ao serão na RTP2

E já agora aqui ficam dois momentos da banda sonora. Um deles é “Major Tom”, de Peter Schilling, que se escuta no genérico. O outro, a versão alemã de “99 Luftballons”.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: