Últimas notícias

Quem se lembra dos Berlin Blondes?

Texto: NUNO GALOPIM

Influenciados por Bowie, os Sparks e os Kraftwerk, os Berlin Blondes integraram a família escocesa de bandas ‘new wave’. Editaram um álbum em 1980 e mais três singles. E depois desapareceram… Uma compilação propõe agora a sua (re)descoberta.

Por cada disco que fica registado na memória coletiva há muitos outros que acabaram esquecidos pelo caminho. Pelas mais variadas razões, de questões de contextos adversos à possibilidade de (e acontece muitas vezes) certos discos não trazerem nada de verdadeiramente consequente à história daquele tempo em que surgem, não faltam justificações para o mundo de memórias que o tempo vai apagando. Cabe então a estratégias de reativação dessas mesmas recordações, seja pela inclusão de uma canção numa banda sonora, uma versão por um artista de outro tempo ou uma simples reedição, o papel de resgatar discos ao silêncio. E é precisamente através de uma reedição (em CD) que o mundo de 2018 pode (re)descobrir os Berlin Blondes, uma banda que editou um álbum e três singles entre 1980 e 1981 e que, depois, se separou, deixando as suas canções algo perdidas entre os poucos a que elas então tiveram acesso.

Tal como os Associates, Orange Juice, Aztec Camera, Altred Images ou Simple Minds, os Berlin Blondes surgiram na Escócia em plena euforia pós-punk. Claramente influenciados por Bowie (fase berlinense), os Kreaftwerk e os Roxy Music – e estão aqui parte dos condimentos comuns aos new romantics – o quarteto ganhou forma em Glasgow em 1978. De todos os nomes acima apontados aqueles de quem mais se aproximavam eram os Simple Minds (na sua etapa de transição dos setentas para os oitentas). Com uma forte presença das teclas, uma postura vocal que piscava o olho ao tom impositivo de Ron Mael nos Sparks e arranjos pouco dados a coisas simples e pequenas, as canções dos Berlin Blondes por vezes eram de digestão difícil.

Entratam em estúdio na companhia de Mike Thorne com quem gravaram um álbum ao qual chamaram simplesmente “Berlin Blondes”, editado em 1980, e do qual extraíram os singles “Science” e “Framework”. Questões de política interna da banda geraram dissidências e instabilidade antes mesmo de o disco ter chegado aos escaparates. Ainda ensaiaram um passo seguinte em “Marseille”, um single posterior ao álbum que editaram em 1981. Mas por essa altura as tensões ultrapassaram a capacidade de continuaram a trabalhar em conjunto. Deixaram assim uma obra com algumas afinidades com o trabalho que por esses dias bandas new romantic estavam a desenvolver, embora a intensidade do seu som acabe por antecipar mais o som pop denso que, pouco depois, surgiria nuns Re-Flex.

O tempo separou os caminhos dos quatro Berlin Blondes. O vocalista Steven Bonomi virou chef. O teclista Jim McKniven (na altura assinava Jim Spender) juntou-se aos Altred Images e, depois, aos One Dove. O guitarrista e o baixista David Rudden mantiveram-se ligados ao mundo da música, embora em projetos sem mediatismo maior.

Agora chegou o momento de os recordar. Tudo por conta de uma edição em CD que junta o alinhamento do álbum de 1980, os lados A e B singles (incluindo “Marseille”) e ainda as remisturas do máxi de “Framework”. Não será motivo para uma epifania. Mas para quem gosta de new wave, daquela pop na transição dos setentas para os oitentas com sabor pesado a sintetizadores analógicos, para quem tem o Bowie de “Low” ou os Kraftwerk de “The Man Machine” entre as referências, pode ser uma boa (re)descoberta. Já agora vale a pena lembrar que “Science” não era de todo canção silenciosa na rádio portuguesa em 1980. Quem por esses dias ouvisse o “Rock Em Stock” (que usou inclusivamente a canção numa compilação) poderá lembrar-se dos Berlin Blondes…

“The Complete Recordings 1980-81”, dos Berlin Blondes, está disponível em CD e nas plataformas digitais numa edição da Cherry Red.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: