Ambientes e atmosferas com água sempre por perto
Texto: NUNO GALOPIM
O pianista alemão Florian Weber (n. 1977) tem em “Lucent Waters” a sua segunda edição no catálogo da ECM. O disco revela visões que partem bem para além dos espaços de formação clássica pelos quais passou Florian, que toca piano desde os quatro anos de idade.
Acompanhado aqui por Ralph Alessi (trompete), Linda May Han Oh (contrabaixo) e Nasheet Waits (bateria), músicos nos quais ele mesmo procurou mentes abertas a experimentar, Florian Webber navega entre espaços de um jazz contemplativo que parte de vivências suas (como as experiências de mergulho que inspiraram “From Cousteau’s Point Of View”) ou de interesses pessoais por diversas geografias ou etapas da história da música (em “Melody of a Waterfall” o ponto de partida são sons da cultura japonesa, em “Honestlee”, que dedica a Lee Konitz e onde procura evocar algumas ideias de Karlheinz Stockhausen, como ele mesmo explica numa nota que acompanha o lançamento do disco).
Com um grau de liberdade concedido aos músicos, assumindo o piano o protagonismo mas concedendo a todos os demais instrumentos um espaço para colaborar “Lucent Waters” é um tranquilo mundo de ambientes e atmosferas, com a presença da água sempre por perto.
“Lucent Waters”, de Florian Weber, está disponível em CD e nas plataformas digitais, numa edição da ECM.
Deixe uma Resposta