Últimas notícias

E aos 81 anos Jon Hassel lança-nos um novo desafio

Texto: NUNO GALOPIM

O trompetista que nos chamou a atenção para olharmos acima das fronteiras e dos tempos, muito antes de se falar de ‘world music’ regressa aos discos, aos 81 anos, para nos convidar a dar um mergulho na vertical num álbum que tanto sintetiza ecos de uma obra como respira um renovado fulgor experimental.

Antigo colaborador de Terry Riley e La Monte Young, o trompetista Jon Hassell juntou essas experiências formadoras a um interesse pela música de outros cantos do mundo (com um primeiro episódio na Índia) e pelo jazz, trilhando gradualmente passos que o levaram a encontrar um espaço que, precedendo o conceito de “world music”, já olhava para a música como uma entidade com noções de geografia e de tempo definidas sob coordenadas diferentes. Entre finais da década de 70 e os anos 80 e 90 colaborou com nomes como os de Brian Eno, Talking Heads, David Sylvian, Lloyd Cole, Stina Nordenstam, Peter Gabriel, Ani di Franco ou Ry Cooder, alargando assim as suas visões a uma ainda mais ampla visão de possibilidades. A sua obra em nome próprio inclui alguns títulos de referência como “Fourth World – Volume One: Possible Musics” (disco de 1980 criado em parceria com Brian Eno), “Power Sopt” (que iniciou em 1986 uma relação irregular com o catálogo da ECM) ou “Dressing For Pleasure” (parceria de 1993 com o coletivo Bluescreen que aprofundou o seu interesse pela exploração de novos caminhos para as eletrónicas que então ganhavam forma)… Não gravava a solo desde que, em 2009, lançou pela ECM o álbum “Last Night The Moon Came Dropping It’s Clothes on the Streeet”. E eis que, aos 81 anos, lança em 2018 um álbum que, tudo indica, inicia uma série na qual nos lança um novo desafio: o da audição da música alternativa ao alinhamento cronológico com que escutamos um disco (ou gravação) do princípio ao fim, nesse sentido… Pois o seu desafio é o da escuta… vertical!

E o que é a escuta vertical? Explicado de uma maneira simples trata-se de uma sugestão de progressivo mergulho entre as camadas de acontecimentos que a mistura final da gravação sobrepôs. Com um ensemble que junta guitarristas, baixistas, bateristas e violinistas, todos eles (e tal como o próprio Hassell) artilhados de eletrónicas, “Listening To Pictures” é um disco que ao mesmo tempo serve uma síntese de algumas das linhas exploratórias da obra do compositor e trompetista – sobretudo o seu interesse pelas texturas ambientais, o jazz, ecos do mundo e a cor muito peculiar da sua relação com o trompete – e nos conduz a um desafio de, pela habituação, ir encontrando ideias, formas e pistas entre as camadas de som destas composições.

A inclusão do álbum no quadro de uma nova série – uma vez que se apresenta ainda com o subtítulo “Pentimento Volume 1” – aprofunda essa relação de partilha com o ouvinte. O termo “pentimento”, que sugere o caráter dinâmico com que a relação de um pintor vai evoluindo “por arrependimento” sobre o que gradualmente projeta numa tela, define uma sugestão para que possamos “olhar” para estas imagens feitas de sons. E é no estabelecimento de uma relação com o ouvinte, que Jon Hassell convida a regressar à música e nela encontrar novos sentidos em profundidade, o que se conquista por novas audições e consequente habituação, que a fruição desta obra se materializa. Os (muitos) detalhes, as linhas secundárias, os acontecimentos aparentemente escondidos, acabam por emergir. Por viajar verticalmente rumo a quem escuta. Quantas vezes, ao regressarmos a um quadro num museu que visitamos mais do que uma vez acabamos por nele encontrar novas descobertas… No fundo esse é o objetivo desta obra… Que mostra ainda como, aos 81 anos, Jon Hassell vive animado por embarcar, connosco, numa nova etapa de exploração dos sons.

“Listening To Pictures”, de Jon Hassell, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais numa edição da Ndeya.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: