Últimas notícias

Nova vida para clássico de Natal de David Bowie e Bing Crosby

Texto: NUNO GALOPIM

O histórico dueto de David Bowie com Bing Crosby nascido para um programa de televisão no final dos anos 70 continua a gerar descendências. Desta vez numa versão dos Flaming Lips. Mas aqui recordamos também outras, algumas delas menos… canónicas…

Em 1977 David Bowie viveu um importante encontro televisivo com Bing Crosby, num programa especial de Natal, no qual o mais improvável par cantou o clássico “Little Drummer Boy” (originalmente criado em 1941), numa versão que juntou palavras e música de “Peace On Earth”.

O dueto foi gravado nos Elstree Studios (Londres) a 11 de Setembro de 1977 e fez parte do programa “Bing Crosby’s Merry Ole Christmas”, no qual Bing Crosby recebia convidados num estúdio decorado como se de sua casa se tratasse. Bing abre a porta, cumprimenta Bowie, que depois o convida para cantarem as duas canções de Natal juntas numa só, descrevendo-as como as favoritas do seu filho, Zowie.

Durante o programa Bowie interpretou ainda uma versão, orquestrada, de “Heroes”. Foi um dos momentos talvez mais inesperados da vida televisiva de Bowie nos anos 70, mas que o músico enfrentou com um sentido de charme que anunciava uma imagem que adoptaria no futuro. A RCA editou o dueto cinco anos mais tarde num single, lançamento descrito como oportunista e que deteriorou as relações do músico com a editora, com divórcio logo depois. O single resultou, contudo, num dos maiores êxitos de Bowie no formato de single antes do colossal “Let’s Dance” que chegaria pouco depois.

Em 2018 os Flaming Lips criaram uma versão para esta memória que, com os anos, ganhou um estatuto de clássico de referência entre as canções de Natal.

Podem ver aqui:

E aqui lembrar o original de David Bowie e Bing Crosby:

Na verdade a versão dos Flaming Lips é mais um episódio numa longa história de recriações deste dueto entre David Bowie e Bing Crosby.

Vejamos alguns exemplo, começando por esta versão menos… canónica, por Jimmy Fallon e Ricky Gervais…

E outra, em animação, com as vozes de Jack Black e Jason Segel:

E mais uma, recriando a original, com Will Ferrell e John C. Reilly:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: