Últimas notícias

“New Year’s Day” dos U2: a história de uma canção para o dia de ano novo

Texto: NUNO GALOPIM

Editada em single a 1 de janeiro de 1983, a canção que serviu de avanço ao terceiro álbum dos U2 tornou-se numa referência pop/rock a cada dia de ano novo que chega.

Há canções que se colam a certas datas. E a cada 1 de janeiro, por muito que se evoque um New Years’ Resolution de Otis Redding e Carla Thomas, um Happy New Year dos Abba, um Our New Year de Tori Amos ou o mais clássico Let’s Start the New Year Right de Bing Crosby, entre muitas outras, a verdade é que é a New Year’s Day dos U2 que muitos de nós vamos buscar aquela que é talvez a mais universal das bandas sonoras do dia de ano novo. Isto, claro está, em terreno pop/rock, já que o concerto no Musikverein em Viena (Áustria), habitualmente dominado por composições da família Strauss, é coisa imbatível quando se pensa no cânone ocidental musical do dia 1 de janeiro de cada novo ano.

A canção tem uma origem que representa a maior aproximação de toda a obra dos U2 ao movimento new romantic. Adam Clayton, o baixista, passara por Londres ainda em tempo de grande impacte das noites que tinham revolucionado a relação da música com a imagem entre finais dos setentas e inícios dos oitentas. E regressara a Dublin não apenas com um corte de cabelo novo (que refletia uma vontade em levar consigo parte dessa experiência de descoberta), mas também com a canção Fade to Grey dos Visage a ecoar na sua mente. E foi já na sala de ensaio, ao tentar encontrar a sequência de acordes e a linha de baixo da canção, que emergiram as primeiras ideias das quais acabaria por nascer esta canção dos U2. Dada toda esta pré-história não surpreende o facto de ser este um dos temas desta etapa da obra do grupo com mais elaborado e proeminente trabalho do baixo.

A letra refletia por um lado ecos do protagonismo que começava a ganhar internacionalmente a figura de Lech Walesa, que era então ainda apenas o líder do sindicato Solidariedade, num tempo em que a Polónia se encontrava sob lei marcial (que entretanto seria levantada no dia de ano novo). Ao mesmo tempo as palavras encontravam, na imagem de alguém sentado e abandonado sobre a neve, a força de querer recomeçar, da estaca zero.

Estreada ao vivo a 1 de dezembro de 1982, a canção (produzida por Steve Lillywhite) deu origem ao primeiro êxito internacional quando editada em single a 1 de janeiro de 1983, tendo atingido o número 10 no Reino Unido e subiu mesmo ao nono lugar na Holanda e Noruega. Na Irlanda chegou ao número 2. Este foi o primeiro single do álbum War, editado em fevereiro desse mesmo ano.

As imagens de neve seriam fixadas pelo mítico teledisco que, sob sugestão do realizador Meiert Avis, rodaram no norte da Suécia, sob um frio de rachar. Não levavam roupa apropriada e, como contam em U2 by U2, “a boca de Bono quase congelou”. No dia seguinte, na hora de rodar a sequência a cavalo, coube a quatro mulheres suecas, vestidas com roupas semelhantes às dos elementos dos U2, o papel de serem figurantes em planos que conferiram ao teledisco o tom épico que fez história num tempo em que este foi dos primeiros vídeos promocionais da banda a conhecer rotação televisiva mais intensa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: