Últimas notícias

Filmes que vamos ver em 2019 (parte 1)

Seleção e textos: NUNO GALOPIM

Uma primeira seleção de filmes que vão chegar aos ecrãs em 2019… Uns deles já com estreia assegurada este mês em Portugal. Outros que nos vão obrigar a esperar até dezembro…

“Cats”

O musical de Andrew Lloyd Webber originalmente estreado no New London Thearte em 1981 esperava há muito uma vida no cinema e chegou a ser apontada uma solução no universo da animação. Tom Hooper (o mesmo de “Les Miserables”) chamou a si esta adaptação que envolve nomes como os de Jennifer Hudson, Taylor Swift ou James Corden no elenco. A estreia está agendada para dezembro.

“High Life “

Claire Denis realiza este filme de ficção científica com alguns condimentos de terror que teve estreia mundial no Festival de Toronto. Robert Pattison e Juliette Binoche encabeçam o elenco desta história de uma nave numa invulgar missão de mergulho num buraco negro. Estreia em Portugal a 24 de janeiro.

“Marianne & Leonard”

Uma das mais célebres musas de Leonard Cohen, com memória eternizada em canções como “So Long Marianne” ou “Bird on a Wire”, a sueca Marianne Ihlen é, juntamente com o poeta e cantautor canadiano, figura central de um documentário novo de Nick Broomfield que tem estreia marcada para breve, no Festival de Sundance.

“Miles Davis – Birth of the Cool”

A habitual presença de documentários sobre música e grandes músicos na programação de Sundance inclui na edição deste ano um olhar sobre Miles Davis num filme com realização de Stanley Nelson. A equipa que fez o documentário teve acesso privilegiado aos arquivos de material deixado pelo músico, incluindo o filme alguns ‘outtakes’ de estúdio inéditos, assim como entrevistas com figuras que a sua música influenciou, entre as quais Quincy Jones, Carlos Santana, Clive Davis, Wayne Shorter e Ron Carter.

“Rocket Man”

O sucesso do ‘biopic’ dedicado a Freddie Mercury vai certamente ter como consequência uma nova fornada de investidas do cinema pela vida de figuras do firmamento pop/rock. Este ‘biopic’ sobre Elton John já estava todavia em produção quando “Bohemian Rhapsody” chegou às salas. Taron Egerton veste a pele de Elton John, num filme que conta com nomes como os de Jamie Bell, Richard Madden e Bryce Dallas Howard. A realização é de Dexter Fletcher. Estreias agendadas a partir de finais de maio.

“Star Wars – Episódio IX”

A terceira trilogia da saga “Star Wars” terá desfecho este ano com J.J. Abrams, o responsável por “Despertar da Força” novamente na cadeira da realização. Os trabalhos avançam sobre considerável secretismo sendo ainda poucas as informações sobre o que poderemos esperar… Conta-se que serão usadas imagens captadas na rodagem dos dois filmes anteriores para manter viva a figura de Leia. A revista “Empire” avançou que a ação decorre um ano depois do Episódio VIII… Mas ainda estamos no plano do diz que… Estreia a 20 de dezembro.

“The Irishman”

Martin Scorsese regressa aos universos do crime organizado neste filme baseado no livro “I Heard You Paint Houses”, de Charles Brandt. O elenco, que envolve a nona parceria entre Robert de Niro e o realizador, inclui ainda nomes como os de Al Pacino, Joe Pesci, Anna Paquin e Harvey Keitel. A distribuição será assegurada pela plataforma Netflix.

“The Dead Don’t Die”

O realizador Jim Jarmusch está de volta a tramas com vampiros. Depois do poético “Paterson” e de um documentário sobre Iggy Pop, Jarmusch retoma os universos temáticos do magnífico “Only Lovers Left Alive” desta vez num clima de comédia que chamará ao elenco Adam Driver, Bill Murray, Cloë Sevigny, Selena Gomez, Steve Buscemi, Tilda Swinton e Tom Waits.

“Correio de Droga”

Produzido, realizado e protagonizado por Clint Eastwood, o grande ausente das nomeações para os Globos de Ouro estreou nos EUA em dezembro. “The Mule”, que entre nós vai estrear dia 31 com o título “Correio de Droga” conta a história, baseada em factos reais, de um horticultor de 90 anos que é apanhado a transportar um carregamento de cocaína que vale uma fortuna.

“Toy Story 4”

Afinal a saga de Woody, Buzz e os outros brinquedos que gerou alguns dos momentos mais memoráveis da história dos estúdios Pixar vai continuar. Um quarto filme, agora com Josh Cooley na realização (naquela que será a sua estreia numa longa metragem). Um novo brinquedo e uma viagem integram os ingredientes de uma trama desenvolvida pela mesma equipa responsável pelos filmes anteriores. Estreia a 21 de junho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: