Últimas notícias

Dez reedições e edições de arquivo na agenda de 2019

Texto: NUNO GALOPIM

Dez lançamentos de arquivo e reedições a ter em conta nos primeiros meses de 2019. Muitos chegam em vinil, mas há também alguns títulos para CD. De David Sylvian a Terry Riley, passando pelos Beatles, Prince ou os The Fall…

O espaço das reedições, sobretudo em vinil ou na criação de caixas antológicas, tem representado um espaço cada vez mais visível no calendário editorial.

O ano de 2019 vai certamente juntar uma nova multidão de acontecimentos a este universo. E por isso mesmo aqui fica um primeiro lote de discos a ter em conta entre os títulos já agendados para conhecer reedição ou outros que vão nascer da gestão de materiais de arquivo.

Não faltarão nos próximos doze meses muitas propostas para manter vivas todas estas (e outras) memórias.

The Beatles
Um conjunto de gravações ao vivo registadas entre 1964 e 1966, entre as quais há atuações em França, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Japão, vão surgir em disco (3CD e caixa de 5 LP em vinil, neste último formato numa edição limitada a mil unidades) sob o título “All Around The World – Beatles Live…”. A edição, pela London Calling, está agendada para 1 de fevereiro.

David Sylvian
Os quatro álbuns que David Sylvian editou a solo nos anos 80 regressam em novas prensagens em vinil e com novas capas. “Brilliant Trees” (1984), “Alchemy: an Index of Possibilities” (disco de 1985 nunca antes lançado em vinil), “Gone To Earth” (1986) e “Secrets of The Beehive” (1987) regressam às lojas a 22 de fevereiro.

The Fall
Uma caixa, com uma edição limitada a apenas 500 exemplares, vai apresentar edições inéditas de gravações ao vivo efetuadas ao longo da carreira dos The Fall (as mais antigas datam de 1980, as mais recentes de 2001). A caixa “Set of Tem” é editada a 25 de janeiro pela editora Gonzo Distribution, oficialmente ligada ao legado da banda.

New Order
O que pode ser o arranque de uma integral de reedições dos New Order começa a ganhar forma em abril com uma edição especial do álbum “Movement” (1981) que junta inéditos em áudio e vídeo. Ao mesmo tempo são reeditados os máxis de 1981 e 1982.

Prefab Sprout
O álbum “I Trawl The Megahertz” foi originalmente uma edição a solo de Paddy McAloon. O disco, com nova capa, vai surgir este ano (em vinil e CD) mas sob o nome dos Prefab Sprout. Edição a 1 de fevereiro.

Prince
Três álbuns de Prince editados depois do ano 2000 vão ter edição em vinil. “Musicology” (disco de 2004 que representou o seu primeiro grande sucesso desde finais dos anos 90), “3121” (2006) e “Planet Earth” (2007) estão já na lista das reedições de 2019.

Ronny Jordan
Guitarrista, Ronny Jordan cativou primeiras atenções ao participar em “Jazzmatazz” de Guru, um dos discos de referência do jazz hip hop. Essa notoriedade permitiu (re)descobrir o seu álbum de estreia “The Antidote”, lançado ainda em 1992, peça gourmet de acid jazz que terá reedição em vinil a 25 de janeiro.

Tangerine Dream
Depois de uma caixa que em 2018 juntou os álbuns de 1970 a 1973, ou seja, os que precedem o histórico “Phaedra” (1974), eis que se anuncia para 22 de fevereiro nova caixa, desta vez com os discos “Le Parc” (1985), “Green Desert” (1986), “Underwater Sunlight” (986) e “Tyger” (1987), que traduzem uma etapa bem distinta na obra dos Tangerine Dream.

Terry Riley
A gravação em estúdio original de “In C”, peça estrutural na definição do minimalismo norte-americano, teve edição em disco em 1968 pela CBS Masterworks. Essa mesma edição vai voltar a surgir em vinil a 11 de janeiro.

Vários
Uma antologia de gravações em vários campos da música eletrónica vai surgir sob o título “Third Noise Principle – Formative North American Electronica 1975-84”. Trata-se de um olhar (em 4 CD) sobre experiências que precedem as revoluções house e tecno dos oitentas, juntando nomes que vão de Philip Glass e Terry Riley a Tuxedomoon ou Suicide, passando por uma multidão menos mediática. Edição a 25 de janeiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: