Últimas notícias

Novamente entre os baús das memórias de Prince

Texto: NUNO GALOPIM

Enquanto não chega o novo álbum póstumo “Originals” eis que surgem dois outros discos que assinalam incursões pelos baús das memórias de Prince. E um deles traz-nos pérolas para dançar da etapa vivida entre 1982 e 1985…

Estamos a poucas semanas de descobrir um novo conjunto de gravações inéditas de Prince. Chegarão a disco num álbum com o título “Originals”, num alinhamento que vai incluir 14 gravações inéditas juntamente com a maquete original de “Nothing Compares 2U” que recentemente foi lançada na forma de um single. O álbum é, na verdade, uma coleção de maquetes e primeiras versões em estúdio de canções que Prince criou para outras vozes. Definido em colaboração entre a equipa que gere o legado de Prince e Jay-Z este novo álbum vai incluir, entre outras, as versões originalmente registadas por Prince para temas como “Manic Monday” das Bangles, “The Glamorous Life” de Sheila E ou “Love… Thy Will Be Done” de Martika. Os The Family, Apollonia 6, The Time, Mazarati, Jill Jones, Taja Sevelle ou Kenny Rogers são outros dos nomes a quem Prince entregou as canções que ali vamos encontrar. Mas enquanto não chegam as novidades, eis que surgiram no mercado mais duas incursões pela memória de Prince.

Com o título “His Majestie’s Pop Life” (e o subtítulo “The Purple Mix Club”) um álbum duplo com remisturas (e algumas versões de álbum) da etapa 1982/1985. O disco não é na verdade um objeto absolutamente novo já que teve uma primeira vida em 1985 para efeitos promocionais apenas no Japão, tendo sido então prensadas apenas 500 cópias. A nova edição, apenas disponível em vinil, é novamente limitada e surgiu no quadro de lançamentos do Record Store Day. É na verdade um belo retrato da face mais exuberante e festiva (e dançável) da música de Prince entre os álbuns “1999”, “Purple Rain” e “Around The World In a Day”, este último em presença mais evidente já que foi para o promover que esta compilação foi criada. O disco 1 roda a 45 rotações e inclui as versões dos máxis de “Pop Life” (remistura de Sheila E), “Raspberry Beret” e “Paisley Park”, juntamente com uma versão de “America” que é exclusiva desta edição. O disco 2, a 33 rotações, inclui remisturas longas de “Little Red Corvette”, “Erotic City”, “Let’s Go Crazy” e “I Would Die 4 U” e as versões originais de “1999” e “When Doves Cry”.

“Ultimate Rave” acaba de surgir como um olhar completo sobre o conjunto de gravações lançadas na viragem do milénio entre os álbuns “Rave Un2 the Joy Fantastic”, de 1999 e o disco de remisturas “Rave In2 the Joy Fantastic”, de 2001, num pack que inclui ainda a gravação em vídeo do concerto então editado como “Prince In Concert: Rave Un2 the Year 2000”. O DVD (ou Blu-ray) inclui ainda entrevistas como George Clinton, Lenny Kravitz, Morris Day e o próprio Prince. O projeto que se materializou como “Rave Un2 The Joy Fantastic” corresponde a uma ideia com história antiga, e chegara mesmo a tomar algum do tempo de Prince tanto em finais dos anos 80 como na aurora dos 90, crendo-se que tenha servido de berço a algumas ideias que depois migraram para álbuns como “Lovessexy” (1988) e “Grafitti Bridge” (1990). Esse correspondeu a um dos seus melhores discos entre o afastamento da Warner e os álbuns mais marcantes que voltaria a editar alguns anos depois.

“His Majestie’s Pop Life – The Purple Mix Club” está disponível numa edição limitada em 2LP, num lançamento da Rhino.

“Ultimate Rave” está disponível nos formatos de 2 CD + DVD ou 2CD + Blu-ray, numa edição NPG Records/Sony Music.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: