Últimas notícias

Novo teledisco de Madonna apela ao controlo no acesso às armas

Texto: NUNO GALOPIM

E eis que chega mais um teledisco para uma canção de “Madame X”, o álbum que Madonna lançou há poucos dias. O tema escolhido é “God Control” promovendo o teledisco um claro discurso político de apelo ao controlo no acesso a armas nos Estados Unidos. O filme, com oito minutos, apresenta imagens graficamente violentas, deixando esse aviso bem claro a quem o queira visionar.

O tema não é inédito no percurso recente de Madonna. E em “I Rise”, do álbum deste ano, escutamos já a voz de uma das sobreviventes de um sangrento tiroteio recente na Flórida.

Com realização de Jonas Akerlund (que trabalhou já por diversas vezes com Madonna – por exemplo em “American Life” – o teledisco apresenta, numa narrativa não cronológica, uma noite de tiroteio numa discoteca, num dispositivo de ficção que junta a essas imagens outras, de Madame X, numa máquina de escrever, a redigir a letra da canção, acentuando pelos olhares o caráter trágico dos acontecimentos. O mundo real irrompe depois com a introdução de imagens reais de reportagens de TV sobre acontecimentos recentes (semelhantes ao criado no teledisco) e de protestos contra as leis vigentes. O teledisco termina com números pesados sobre o número de vidas anualmente ceifadas nos EUA. Retoma o slogan “wake up” (que, de resto, vemos num cartaz sobre a porta da discoteca). E remata com um apelo a restrições no acesso a armas.

Podem ver aqui o teledisco:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: