Philip Glass admite criar terceira sinfonia baseada na música de David Bowie
E se depois de uma sinfonia baseada em Low e uma outra em Heroes chegasse uma terceira, com Lodger como ponto de partida. A hipótese foi admitida por David Bowie em declarações recentemente concedidas ao diário britânico The Guardian, por ocasião de uma interpretação ao vivo da sua Sinfonia Nº 4 – Heroes num dos palcos do festival de Glastonbury.
“The two symphonies were of course originally intended to be part of a trilogy, just as Bowie and Eno’s Berlin albums are. We talked, years ago, about doing the third symphony based on Lodger, and the idea has not totally disappeared”. – Philip Glass ao The Guardian.
Low foi, em 1991, o ponto de partida para a primeira experiência sinfónica de Philip Glass, nascendo assim a Low Symphony (que hoje é mais frequentemente referida como a sua Sinfonia Nº 1). David Bowie e Brian Eno acolheram com entusiasmo o projeto e foram inclusivamente fotografados para, juntamente com Philip Glass, figurarem na capa do álbum com a primeira gravação da obra. Cinco anos depois nasceria uma sinfonia baseada em Heroes, a quarta do compositor.
Lodger, o álbum que completa a chamada trilogia berlinense – que inclui Low e Heroes, ambos de 1977 – foi editado em 1979.
Podem ler aqui sobre as sinfonias baseadas em Low e Heroes. – N.G.

Deixe um comentário