Beatles abandonaram os palcos há 50 anos
Texto: NUNO GALOPIM
Não tinham avisado ninguém, mas quando pisaram o palco instalado no meio do relvado do estádio de Candlestick Park, em São Francisco (Califórnia, EUA), a 29 de agosto de 1966, os Beatles sabiam que aquele era um lugar onde não queriam regressar. Os tempos estavam a mudar. E tanto o seu último álbum – Revolver, editado semanas antes – como o também recente Pet Sounds dos Beach Boys mostravam que o estúdio era agora um espaço com novas possibilidades a explorar para os criadores de música. E, sem vontade em gastar tanto tempo na estrada a repetir canções e cumprir rotinas promocionais, era no estúdio que queriam concentrar as atenções. Nos novos discos, nos novos desafios… Assim sendo, aquele seria um adeus às plateias.
Como as demais atuações dos Beatles (e de tantos outros por aqueles dias), o programa foi curto e levou ao palco, em sequência, os temas Rock and Roll Music, She’s a Woman, If I Needed Someone, Day Tripper, Baby’s in Black, I Feel Fine, Yesterday, I Wanna Be Your Man, Nowhere Man, Paperback Writer e Long Tall Sally.
As imagens filmadas que conhecemos deste momento têm duas origens. Há algumas sequências captadas a preto e branco por uma estação de televisãoo local. E cerca de 15 minutos, a cores, filmados por um fã dos Beatles. O áudio (incompleto) deste concerto deu já origem a bootlegs e circula pela Internet.

Boa! E vai haver agora novo disco, no dia 9 de Setembro, dizem que com novo som oriundo de umas bobinas encontradas agora em Londres diferentes das norte-americanos, fonte do LP original que nem sequer há em CD. Treta? Sabe-se lá. Quem o diz é Giles Martin (filho de George) que trabalhou no novo projecto. Quem se atreve a desmenti-lo?
LPA
GostarGostar