Últimas notícias

Duas viagens pela América de 1960

Entre os lançamentos que os últimos meses colocaram nas livrarias surgiram “Viagens com o Charley” de John Steinbeck e “Um Otimista na América” de Italo Calvino.

Duas viagens pela América em dois livros de autores diferentes. Um deles é americano. O outro italiano. Mas ambos dotados de um poder de observação que por vezes faz das pequenas coisas os grandes objetos destes dois percursos, ambos feitos na passagem dos anos 50 para os 60.

Originalmente publicado em 1962, Viagens com o Charley é um dos títulos mais aclamados da obra de não ficção de John Steinbeck (1902-1968) e relata uma viagem que fez em 1960, numa caravana (a que chamou Rocinante), e acompanhado do seu cão, o Charley do título. Esta é uma viagem de redescoberta após anos de vida na cidade, observando os lugares, mas sobretudo as gentes que encontra pelo caminho. O livro, com tradução de Sousa Victorino, tem edição pela Livros do Brasil.

Publicado postumamente pela primeira vez em 2014, Um Otimista na América é um conjunto de textos curtos que Italo Calvino (1923-1985) escreveu depois da sua primeira longa viagem aos Estados Unidos entre novembro de 1959 e maio de 1960. O livro evoca passagens por Nova Iorque ou por Houston (onde conhece Luther King), traduzindo um percurso de descoberta, que podemos agora encontrar em edição pela D. Quixote, com tradução de Cecília Andrade. – N.G.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: