Duas viagens pela América de 1960
Duas viagens pela América em dois livros de autores diferentes. Um deles é americano. O outro italiano. Mas ambos dotados de um poder de observação que por vezes faz das pequenas coisas os grandes objetos destes dois percursos, ambos feitos na passagem dos anos 50 para os 60.
Originalmente publicado em 1962, Viagens com o Charley é um dos títulos mais aclamados da obra de não ficção de John Steinbeck (1902-1968) e relata uma viagem que fez em 1960, numa caravana (a que chamou Rocinante), e acompanhado do seu cão, o Charley do título. Esta é uma viagem de redescoberta após anos de vida na cidade, observando os lugares, mas sobretudo as gentes que encontra pelo caminho. O livro, com tradução de Sousa Victorino, tem edição pela Livros do Brasil.
Publicado postumamente pela primeira vez em 2014, Um Otimista na América é um conjunto de textos curtos que Italo Calvino (1923-1985) escreveu depois da sua primeira longa viagem aos Estados Unidos entre novembro de 1959 e maio de 1960. O livro evoca passagens por Nova Iorque ou por Houston (onde conhece Luther King), traduzindo um percurso de descoberta, que podemos agora encontrar em edição pela D. Quixote, com tradução de Cecília Andrade. – N.G.
Deixe uma Resposta